Notícias
Menu
Notícias
Via Satélite
Presença na Mídia
Equipe
Fale Conosco
Página Inicial
 
 
 
Projeto de geo-rastreabilidade na produção agropecuária vai iniciar desenvolvimento de protótipo Imprimir E-mail
Por Graziella Galinari   
Pesquisadores, representantes das instituições internacionais envolvidas no projeto OTAG de geo-rastreabilidade na produção agropecuária, realizaram no mês de novembro, em Campo Grande (MS), a primeira reunião de trabalho após o lançamento oficial. O projeto OTAG - Manejo Operacional e Protótipo de Geo-decisão para Rastrear a Produção Agropecuária vai desenvolver um protótipo de rastreabilidade animal apoiado em tecnologia da informação e sensoriamento remoto.

georastrea.JPGO projeto, que é financiado pela União Européia, abrange principalmente a produção nos países do cone sul, prevendo o atendimento a exigências do mercado importador de carne bovina quanto à qualidade e segurança.

Até a metade de 2008, a Embrapa passa a coordenar os trabalhos de definição dos dados e especificações do sistema para o desenvolvimento do protótipo, como equipamentos, ferramentas de GIS, software, hardware, entre outros. Experimentos controlados já começarão a funcionar na fazenda da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, explica que o protótipo vai utilizar colares em animais, com receptor GPS e transmissores de rádio-frequência, e também dados espaciais, como imagens de satélite e fotos aéreas, para a avaliação de condições ambientais. A geo-rastreabilidade é a aplicação de geoinformação na rastreabilidade de cadeias produtivas, associando atributos espaciais com outras informações sobre o produto - sua origem e as etapas de sua transformação, desde as condições em que foi gerado, passando pelo transporte, processamento, sua distribuição para o mercado consumidor até indicadores ambientais e agronômicos.

Além da Embrapa Monitoramento por Satélite, que coordena o projeto no âmbito da empresa, participam as unidades Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS), e Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas (SP). O projeto é desenvolvido a partir da parceria entre o centro francês de pesquisa aplicada na área de engenharia, agricultura e meio ambiente - Cemagref, a Universidade de Laval, do Canadá, o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - CIRAD, da França, e o Programa Cooperativo para Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário do Cone Sul - Procisur, que inclui instituições de pesquisa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

(2007)
 
< Anterior   Próximo >
 
   
     

 
 
© 2012 Sala de Imprensa
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.
.