Notícias
Menu
Notícias
Via Satélite
Presença na Mídia
Equipe
Fale Conosco
Página Inicial
 
 
 
Trabalho sobre monitoramento da seca no nordeste é premiado no VI Geonordeste (06/12/12) Imprimir E-mail
Por Graziella Galinari   

 Um estudo desenvolvido pela equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite, apresentado durante o VI Geonordeste, foi escolhido como o melhor trabalho do evento na área profissional. O estudo verificou o comportamento da cobertura vegetal no Nordeste em relação ao padrão histórico da região e comparou os dados com as estimativas de chuva. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para a realização de um monitoramento das secas no nordeste brasileiro, com intervalos de dez dias.

 Para o cálculo dos índices padronizados de vegetação e de precipitação, foram utilizados dados dos satélites SPOT-Vegetation e TRMM. O estudo observou que, a partir de dezembro de 2011, a chuva ficou abaixo do normal na maior parte do Nordeste, acarretando a diminuição do índice de vegetação em toda a região estudada. A partir de janeiro de 2012, houve uma intensificação da seca, considerada a pior dos últimos 30 anos, afetando principalmente a região do semiárido. Na Bahia, observou-se que a precipitação abaixo do normal estende-se desde maio de 2011, causando sérios problemas para a população.

O Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geonordeste), ocorrido em Aracaju (SE), de 26 a 30 de novembro, é promovido pela Rede Sergipe de Geotecnologias (RESGEO) com o objetivo de reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de geotecnologia e áreas afins, para que possam apresentar e discutir avanços tecnológicos e promover a troca de experiências. O evento foi realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A Embrapa Monitoramento por Satélite teve três trabalhos selecionados para o evento e também participou de mesa redonda sobre recursos naturais e uso sustentável. A Unidade também integrou a coordenação executiva e o comitê técnico-científico do evento. Ao todo, foram apresentados 217 trabalhos técnico-científicos divididos em sessões orais e pôster. O evento contou ainda com uma Exposição Técnica em Geotecnologias, onde a Embrapa Monitoramento por Satélite participou no estande institucional da Empresa divulgando alguns produtos e serviços, como os sistemas GEONETCast e SOMABRASIL, além de publicações recentes, como por exemplo o número temático em geotecnologias da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB).

O trabalho premiado, intitulado “Monitoramento da seca ocorrida em 2012 no Nordeste brasileiro a partir dos dados do SPOT-Vegetation e TRMM”, tem como autores Janice Leivas, Ricardo Andrade, Daniel Victoria, Fabio Torresan, Édson Bolfe, Thiago Barros e Luiz Eduardo Vicente.
 
< Anterior   Próximo >
 
   
     

 
 
© 2014 Sala de Imprensa
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.
.