Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Pesquisas Espaciais para a Agricultura

Ano 1 - N° 10 - EMBRAPA/NMA - Abril de 1994


Índice



NMA - DESTAQUES


Pesquisadores de 14 países discutem em Campinas o Desenvolvimento Sustentado

Com o apoio da Comissão das Comunidades Européias (CCE) e do International Development Research Centre (IDRC) do Canadá, 47 PESQUisadores e dirigentes de 35 instituições de 14 países estiveram reunidos na região de Campinas, SP, de 11 a 15 de abril, para trocar experiências e discutir novos caminhos para uma agricultura mais sustentável em todo o continente.

Foi a Sexta Reunião da Rede Internacional de Pesquisa de Metodologias em Sistemas de Produção (RIMISP). Sediada no Chile e com projetos de pesquisa e desenvolvimento rural em toda a América Latina, a rede reúne mais de 1.000 agrônomos, ecólogos, economistas e sociólogos e tem contribuído na solução de muitos problemas ligados à pequena agricultura, à pobreza rural, à questão da mulher no campo etc.

Para esta reunião, a rede RIMISP convidou os melhores especialistas internacionais em matéria de desenvolvimento sustentado. Dentre eles destacaram-se o indicado para o Prêmio Nobel, o pesquisador francês da Universidade de Berkeley na Califôrnia, Dr. Alain de Janvry, bem como o Dr. Larry Harrington do Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo (CIMMYT), México. Experiências de organismos governamentais e não governamentais foram apresentadas e discutidas, dando lugar a uma série de documentos a serem publicados em breve.

O evento foi organizado pela Ecoforça - Pesquisa e Desenvolvimento, do Conselho Diretor da RIMISP, e teve o apoio logístico do NMA , membro pleno da RIMISP. Seis projetos internacionais financiados pela RIMISP tiveram também seus resultados apresentados. Entre eles, o NMA e a Ecoforça apresentaram resultados inéditos de um extenso mapeamento dos impactos ambientais das atividades agrícolas na região de Campinas, SP. A metodologia, baseada no uso de computadores e satélites ambientais, poderá ser aplicada a outras áreas do país e da América Latina.

Durante o evento, o NMA ofereceu aos participantes um curso de introdução às aplicações do sensoriamento remoto, dos sistemas de informações geográficas e das redes de computação no monitoramento da agricultura. O curso contou com 12 participantes de 10 países.

Apesar das apresentações não terem sido abertas à imprensa, algumas coletivas e entrevistas puderam ser agendadas fora do programa e o evento teve ampla difusão na mídia escrita e, em particular, nos principais jornais e TV's, com veiculação das matérias tanto a nível regional, como nacional.

Legenda: Participantes da VI Reunião da RIMISP acompanham as explicações sobre projetos do NMA



NMA - NOTÍCIAS


Imagens da Nave Espacial Endeavour recebidas e analisadas em Campinas revelam novas realidades na Floresta Amazônica

Após 11 dias em órbita, a nave espacial Endeavour voltou à Terra após ter realizado uma série de experimentos científicos. Um deles busca, através de imagens de radar, produzir uma espécie de atlas tridimensional do planeta. Para isso a nave tomou imagens de 12% do globo terrestre, inclusive da Amazônia.

O NMA recebeu do Jet Propulsion Laboratory da NASA as imagens de radar obtidas pelo Space Radar Lab-1 da nave espacial Endeavour sobre a região de Manaus (rios Negro e Solimões).

Essas imagens classificadas - de grande beleza - permitem "ver" fenômenos invisíveis ao olho humano revelando faces escondidas da Amazônia. Em particular mostram com muita precisão alterações da cobertura vegetal e sobretudo a água que existe por debaixo das florestas. Com o uso das imagens radar será possível conhecer com precisão a extensão da inundação dos rios nas matas de igapó e nos campos de várzeas.

Em termos de meio ambiente, é nas mata de igapó que muitos peixes encontram alimentos e se reproduzem. O uso das imagens de radar orbitais deve ajudar na estimativa dos estoques pesqueiros dos rios amazônicos e numa orientação mais racional das atividades de pesca.

Em termos de agricultura, as várzeas representam parte significativa dos poucos solos férteis da Amazônia. São áreas importantes para uma agricultura sustentável que além disso encontra no rio uma via fácil para escoamento da produção. O potencial das várzeas está longe de ser mapeado e conhecido.

Normalmente os satélites espaciais não conseguem "enxergar" através das nuvens e dependem da luz solar. O radar supera essa limitação e pode ser muito importante na Amazônia onde as nuvens são constantes. As imagens da nave espacial Endeavour foram analisadas nos computadores do NMA e confrontadas com as de outros satélites sobre a mesma região.

Esses resultados, inéditos, foram apresentados à imprensa, dia 22 de abril, pelo Gerente de Pesquisa do NMA , o ecológo Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.


Sistema de Informações sobre Desenvolvimento Sustentável

Acaba de ser concluída pelo biólogo Marcelo Guimarães, a montagem de um sistema de informações sobre desenvolvimento sustentável, articulando-se bases de dados sócio-econômicos e sistemas de informações geográficas (SIG's).

Para o trabalho foi utilizado o demonstrativo desenvolvido em conjunto pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP-CNPq-MCT), Ecoforça e NMA , sob coordenação geral do ecólogo Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, referente à articulação, via rede de comunicação eletrônica, de bases de dados sócio- econômicos e SIG's, tendo sido utilizados dados censitários e bases cartográficas do Estado do Tocantins como exercício metodológico.

O resultado, 29 mapas temáticos, constitui uma cartografia gerada de forma digital cujo procedimento de elaboração pode ser aplicado a outras regiões do país, possibilitando: criação de mapas e cartas temáticas de natureza sócio- econômica, via rede de comunicação eletrônica; atualização periódica e permanente, a baixo custo, de todas as informações cartográficas na medida em que se renovam as bases de dados; criação permanente e semi-automática de novos mapas, na medida em que a rede alcance novas bases de dados ou que estas recebam novos temas; realização de cruzamentos numéricos e/ou cartográficos das informações existentes no SIG, gerando mapas absolutamente inéditos e aplicação aos mapas gerados de todas as propriedades do SIG, tais como cálculos de áreas, cálculos de perímetros, mudança de escalas e de projeções geodésicas, compatibilização de projeções e escalas diferentes, entre outras.


Gafanhoto Praga de Mato Grosso

"Rhammatocerus schistocercoides (Rhen, 1906), criquet ravageur de l'état du Mato Grosso (Brésil). Essai de synthèse bibliographique", escrito pelos entomólogos Michel Lecoq e Ivo Pierozzi Jr., é o segundo documento sobre a temática da Acridologia brasileira, editado conjuntamente pelo PRIFAS-GERDAT-CIRAD e o NMA-EMBRAPA, sendo o primeiro de uma série de outras publicações previstas para tratar especificamente do gafanhoto praga de Mato Grosso.

O documento apresenta uma análise crítica dos conhecimentos disponíveis sobre o inseto, antes do início do projeto que está sendo executado pelo PRIFAS e NMA , confrontando as diversas hipóteses aventadas para explicar suas pululações, além de ressaltar os resultados existentes, a ausência de outros, assim como as contradições entre eles.

Editada inicialmente em francês, a obra deverá ser traduzida futuramente e, nos próximos meses, estará sendo enviada às Unidades da EMBRAPA e outras instituições envolvidas com o assunto.


NMA na Agrishow 94

O NMA participou, juntamente com outras Unidades da EMBRAPA, da 1a Feira de Tecnologia Agrícola em Ação - AGRISHOW 94, realizada de 4 a 7 de maio, em Ribeirão Preto, SP, expondo equipamentos e alguns projetos executados pela Unidade.



NMA - VISITAS




EXPEDIENTE


EMBRAPA/NMA - Vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.

Tiragem: 400 exemplares

Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
Cep 13088-300, Campinas/SP - BRASIL
C.P. 491 - CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 52-5977 - Fax: (0192) 54-1100
Telex: 197686 EBPA BR