Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Pesquisas Espaciais para a Agricultura

Ano 2 - N° 4 - EMBRAPA/NMA - Setembro de 1994


Índice



NMA - DESTAQUES


Apoio ao Centro de Pesquisa Indígena

Visitaram o NMA , em 15 de setembro, Ailton Krenak, Diretor Executivo do Centro de Pesquisa Indígena, e Jaime Nogueira Mendes Jr.

Desde sua criação, em 1989, até 1992, o Centro de Pesquisa Indígena promove experimentações e formação de estudantes indígenas apoiados por biólogos, agrônomos, engenheiros florestais, pesquisadores de instituições brasileiras e pesquisadores independentes.

Estuda-se a possibilidade de trabalho conjunto entre o Centro e o NMA no "Projeto Jaburu", para recuperação e ocupação efetiva da Reserva Indígena Xavante de Pimentel Barbosa, MT. O NMA contribuirá com o diagnóstico dos 330 mil hectares da Reserva, através de técnicas de geoprocessamento, zoneamento e monitoramento ambiental.


Projeto SINAÁ

Continua em processo de implantação, no novo aplicativo de apresentação do NMA , estruturado no WWW e utilizando o servidor MOSAIC, o Projeto SINAÁ, um sistema de informações e consulta relativo aos projetos de desenvolvimento implantados na Amazônia nos últimos 30 anos. Parte integrante da Rede de Desenvolvimento Sustentável do Brasil (RNP/BR), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o SINAÁ está sendo desenvolvido em parceria pela Agência Estado, pela organização não-governamental ECOFORÇA e pelo NMA . O projeto consiste de três etapas principais: categorização dos projetos existentes na Amazônia em dois níveis hierárquicos; inventário dos organismos e instituições envolvidos na concepção, financiamento, execução e avaliação dos projetos de desenvolvimento; inventário e catalogação dos projetos existentes em função de sua área de abrangência e de outros descritores. O Mosaic do NMA pode ser acessado via INTERNET no seguinte endereço (URL):

		http://www.cnpm.embrapa.br/


ECO RIO'94

Pesquisadores do NMA apresentaram oito trabalhos técnico-científicos durante o Simpósio Internacional de Monitoramento Ambiental e Recursos Terrestres - ECORIO'94, realizado pela Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto - Comissão VII, no Rio de Janeiro, de 26 a 30 de setembro. Os trabalhos apresentados mostraram metodologias desenvolvidas e resultados gerados através da utilização de técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas para o monitoramento de atividades agropecuárias: "The use of GIS to assess the agricultural sustainability in tropical rain forests"; "Agroecosystems and land use planning in Campinas County, Brazil"; "The use of geoprocessing techniques for the environmental planning of Fernando de Noronha Archipelago, Brazil"; "Static and dynamic cartography of the biotopes of the grasshopper Rhamatocerus schistocercoides (Rehn, 1906) in the State of Mato Grosso, Brazil"; "Spatial and temporal variability of the burnings in Brazil"; "Multitemporal NOAA/AVHRR data to analyze seasonal changes on vegetation at contact areas between forest and savanna woodland"; "Land use evaluation in intensive agriculture area of Southeastern Brazil"; "Management and recovery of an urbanized catchment".



NMA - NOTÍCIAS


Indicadores de Sustentabilidade

O pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda apresentou, a convite do Programa CAPES-COFECUB-URFPE, a palestra "Meio Ambiente e Indicadores de Sustentabilidade", durante o I Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, realizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife, de 20 a 22 de setembro.


Geoprocessamento e Ecologia

No dia 05.09.94, o pesquisador Mateus Batistella ministrou palestra no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para os alunos do curso de pós-graduação em sensoriamento remoto. O tema abordado foi a "Cartografia Ecológica do Arquipélago de Fernando de Noronha", como exemplo das aplicações de técnicas de geoprocessamento ao diagnóstico e planejamento ambientais.


Agricultura e Meio Ambiente

"Novos resultados sobre o impacto ambiental da agricultura: o caso das queimadas e das mudanças no uso das terras" foi o título da palestra proferida no dia 22.09.94, no Centro Cultural do Município de Dois Córregos, SP, pelo pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda e que contou com uma grande participação de agricultores, autoridades locais e da população em geral.


Programa do PSDB para Ciência e Tecnologia

O Chefe do NMA , Dr. José Roberto Miranda, o Chefe Adjunto em exercício, Dr. Ivo Pierozzi Júnior, e os membros do Comitê de Planejamento e Sistemas, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda e Dr. Luiz Eduardo Mantovani participaram de reunião, no dia 16 de setembro, em Campinas, SP, com o Dr. Miguel Reale Jr., da coordenação da campanha do candidato à Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso.

Com a presença de representantes de diversas instituições de pesquisa do país e do Ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Prof. Zagottis, discutiu-se o programa do candidato para a área de Ciência e Tecnologia e procurou-se identificar as principais demandas e prioridades para a região.


Defesa de Tese

No dia 16 próximo passado, M. Conceição P. Young Pessoa defendeu sua tese de doutoramento intitulada "Simulação e inteligência artificial aplicadas ao estudo da dinâmica populacional do bicudo do algodoeiro na região de Campinas, SP", obtendo da banca examinadora a nota 10 com louvor. A pesquisadora do NMA desenvolveu seu trabalho sob orientação do Prof. Dr. Jurandir F.R. Fernandes (DENSIS-FEE/UNICAMP) e co-orientação do Prof. Dr. João F.C. Azevedo Meyer (DMA-IMECC/UNICAMP), pelo Programa de Pós-Graduação da EMBRAPA junto à Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP. A partir de informações quali-quantitativas disponíveis na literatura sobre o bicudo, o algodão, Bracon vulgaris (ectoparasito de larvas do bicudo) e o meio abiótico físico na região de Campinas, possibilitou-se a elaboração de um simulador específico para o problema do bicudo, a partir de modelagem matemática.


Feiras e Exposições

O NMA participou, nos dias 24 e 25 de setembro passado, da Escola Aberta & Open House, uma das maiores feiras de ciência, tecnologia e cultura da região de Campinas, SP, na Escola Salesiana São José. Utilizando o novo aplicativo de apresentação da Unidade, estruturado no WWW, e utilizando o servidor MOSAIC, o NMA apresentou suas principais atividades e projetos de pesquisa sobre aplicações espaciais para a agricultura, além de uma série de painéis com fotos e mapas ilustrando produtos gerados pelo Núcleo. Os alunos da ETEC, Raphael Nogueira Mantilha e Fabiana Ap. Lourenço, treinandos do NMA , colaboraram na participação do Núcleo no evento, onde estiveram presentes mais de 50 empresas ligadas à área de informática e comunicação, além de milhares de visitantes.


Reestruturação interna da Unidade

Para seguir aumentando a eficiência e a eficácia da atuação do NMA em pesquisa e prestação de serviços, conforme os princípios da Qualidade Total, o Núcleo passou, nas últimas semanas de setembro, por uma reestruturação interna. Os Setores de Apoio à Pesquisa e de Difusão de Tecnologia substituíram as antigas Gerências de Pesquisa e de Difusão de Tecnologia. Criou-se o Comitê de Planejamento e Sistemas, composto pelos pesquisadores Evaristo Eduardo de Miranda e Luiz Eduardo Mantovani, com o objetivo de fortalecer a orientação científica da Unidade. A Chefia Adjunta foi assumida por Ivo Pierozzi Júnior.


Queimadas e monitoramento ambiental em Jaguariúna

As autoridades de Jaguariúna, SP, a 25 km de Campinas, recorreram à equipe técnica do NMA para assessorar no caso das queimadas ocorridas no município, particularmente na mata da Fazenda Santa Úrsula, uma das últimas da região. O Núcleo já vem trabalhando há cerca de um ano na caracterização e no monitoramento ambiental do município de Jaguariúna, a pedido da Prefeitura. Os pesquisadores José Roberto Miranda, Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre Camargo Coutinho, com o uso de imagens de satélite e levantamentos de campo, avaliaram os impactos ambientais do fogo sobre a vegetação e a fauna desta mata. Um relatório circunstanciado foi apresentado às autoridades e à imprensa. Toda a ação do NMA deu lugar a 24 reportagens na imprensa.


Monitoramento das Queimadas no Estado do Maranhão

O contrato de monitoramento das queimadas do Estado do Maranhão com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente foi renovado até 1998. Com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da ONG Ecoforça, serão produzidos mapas semanais, mapas sintéticos mensais e mapas finais com os totais anuais das queimadas ocorridas no Estado.


Missão Técnica no CPACT

Os pesquisadores Luiz Eduardo Mantovani e Mateus Batistella participaram, nos dias 22-23.09.94, do Encontro de Planejamento do Projeto "Caracterização Ambiental da Região de Clima Temperado, Módulo Inicial, Sul, RS". Trata-se de um projeto aprovado no Sistema Embrapa de Planejamento, de caráter multiinstitucional e multidisciplinar, direcionado ao estudo agroecológico da Bacia da Lagoa Mirim, RS.

Na oportunidade, os pesquisadores também participaram da I Convenção Pró Mar de Dentro, na Universidade Católica de Pelotas, RS, e ministraram seminário sobre as atividades de pesquisa do NMA .



NMA - VISITAS




NMA - REPORTAGENS


Em setembro, o NMA foi objeto de 55 reportagens em 21 veículos diferentes da mídia, o que representa uma média de 13,75 reportagens por semana!



EXPEDIENTE


EMBRAPA/NMA - Vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.

Tiragem: 1000 exemplares

Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
E-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 525977 - Fax: (0192) 541100
Telex: 197686 EBPA BR