Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Pesquisas Espaciais para a Agricultura

Ano 4 - Nº 3 - Embrapa-NMA - Novembro/Dezembro de 1996


Índice



Pobreza Rural e Meio Ambiente

Pesquisadores de 32 países reuniram-se na Costa Rica, em dezembro, para analisar as relações entre pobreza rural e meio ambiente. O encontro foi organizado pela Red Internacional de Metodologías de Investigación em Sistemas de Producción - RIMISP, sediada no Chile. Instituições internacionais - como a FAO, o IDRC, o FIDA, a CEE e o Banco Mundial - apoiaram e participaram do encontro.

O NMA apresentou o estudo de caso intitulado “Dez Anos de Acompanhamento de 438 Agricultores na Amazônia Brasileira”. Baseado nas pesquisas realizadas em Machadinho d’Oeste (RO), ele apresenta a evolução dos sistemas de produção praticados nessas propriedades rurais, entre 1986 e 1996. As mudanças no impacto ambiental e na condição sócio- econômica dos agricultores foram discutidas e suscitaram um vivo interesse. Ao acompanhar essas propriedades, através de 250 variáveis geocodificadas, o NMA constituiu - em dez anos de pesquisa - uma base de dados ímpar para a compreensão da agricultura em floresta tropical úmida. Maiores informações podem ser obtidas na home page do NMA: www.cnpm.embrapa.br/projetos/machadinho/

Foto: João Afredo Mangabeira



Livros Publicados

Os pesquisadores do NMA publicaram cinco livros em 1996. Dentre eles destacam-se “A Ecologia” (Edições Loyola), pela grande vendagem, e “O Gafanhoto do Mato Grosso”, disponível integralmente na home page do NMA (www.cnpm.embrapa.br/projetos/gafa_mt) e objeto de um grande número de acessos. O conjunto das publicações do NMA pode ser consultado na home page do Núcleo: www.cnpm.embrapa.br/publica/



Reportagens sobre o NMA

Um novo tópico foi implementado na home page do NMA: reportagens. Todas as referências exatas e em ordem cronológica das reportagens escritas, faladas e televisionadas sobre o NMA, em 1996, já estão disponíveis. Até sua última atualização, em 20 de dezembro, haviam sido registradas 204 reportagens em 37 veículos de divulgação do país. Esse número elevado de reportagens ilustra o grande interesse da mídia e da sociedade pelos trabalhos realizados no NMA. A diversidade de veículos de divulgação ilustra também o amplo espectro dos assuntos tratados pelo NMA nos diferentes projetos, ações de pesquisa e de prestação de serviços. Eles abrangem desde o nível local até as escalas nacional e internacional. Os originais da maioria das reportagens estão arquivados no setor de difusão de tecnologia do NMA e disponíveis para consultas.



Zoneamento Agroecológico

O NMA entregou para o Governo do Estado do Tocantins, no mês de dezembro, um conjunto de 60 cartas digitais, referentes aos planos de informações de vegetação e pedologia, na escala 1:250.000. Esses planos de informação digital, estruturados num sistema de informações geográficas, foram constituídos a partir das minutas temáticas do Projeto RADAMBRASIL. Essa informação vem sendo completada e atualizada pela equipe do NMA através do uso de imagens radar e de satélite, além de trabalhos de ajuste cartográfico, temático e de legenda. Essa entrega marca a conclusão de mais uma fase do convênio celebrado entre o Governo do Tocantins e a Embrapa, visando a execução do Zoneamento Agroecológico do estado. Na próxima fase, serão entregues os planos de informação relativos à geologia, bacias hidrográficas e rede de drenagem do Tocantins.



Workshop sobre Amazônia

De 9 a 13 de dezembro, cerca de quarenta pesquisadores de vários países reuniram-se em Cuiabá, num Workshop sobre as causas e as consequências biogeoquímicas do uso das terras na Amazônia. O pesquisador Mateus Batistella foi convidado pelo Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) a proferir uma palestra sobre a experiência do NMA nessa temática, nos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. O NMA mantém cinco áreas-piloto na Amazônia, para estudo do impacto ambiental da agricultura. O objetivo principal do encontro foi definir os termos de referência de uma pesquisa transnacional, com início previsto para 1998.



Recursos Humanos

Estagiários da USP, UNESP, UNICAMP, PUCCAMP, ETEC e FATEC participaram ativamente dos trabalhos de pesquisa do NMA ao longo de 1996. Foram nove treinandos que receberam formação técnica e científica no campo das pesquisas espaciais para agricultura e meio ambiente. Sua contribuição aos projetos do NMA foi muito efetiva e apreciada. Além desses estagiários, o NMA acolheu vários mestrandos e doutorandos. Em 1997, essa capacitação de recursos humanos deverá prosseguir e ampliar-se.



Intranet

Endereços e dados dos parceiros, clientes, usuários e visitantes do NMA foram unificados, neste bimestre, na INTRANET do Núcleo. Essa nova organização foi possível graças a um apoio decisivo da biblioteca do NMA. O uso da INTRANET tem se ampliado no NMA, agilizando os diferentes processos administrativos, facilitando a gestão das ações de pesquisa e de prestação de serviços, dentro dos padrões de qualidade total.



Principais Visitas

*Ernest Christian Lamster, GOPA, em 05 novembro;
*Roney Perez dos Santos, SMA - CINP, em 05 novembro;
*Claúdio Carrera Maretti, SMA - PPMA, em 05 novembro;
*Marilene Pires Badelucii, UFRGS - POA, em 06 novembro;
*Roberto Fantoni Saurin, ECEME, em 06 novembro;
*Adroaldo Pagani da Silva, Embrapa - CNPSA, em 08 novembro;
*Carlos Claudio Perdomo, Embrapa - CNPSA, em 08 novembro;
*Deborah Stucchi, MPF, em 22 novembro;
*Isabel Froba Vieira, MPF, em 22 novembro;
*Raul A. Nunes, PUC - DCMM, em 26 novembro;
*Antônio R. Higa, Embrapa - CNPF, em 26 novembro;
*Rosana Clara V. Higa, Embrapa - CNPF, em 26 novembro;
*Alexei Bannlaine, Academia de Ciências da Rússia, em 26 novembro;
*Serguei Pershin, Academia de Ciências da Rússia, em 26 novembro;
*Eliseu S. Baena, SMA - PPMA, em 05 dezembro;
*Arlete Ohata, SMA - DAT/PRN, em 05 dezembro;
*Wolf Forstreuter, GOPA, em 05 dez.;
*Ademar Romeiro, UNICAMP - IE, em 16 dezembro;
*Fernando Garagorry, Embrapa - SEA, em 16 dezembro;
*Laurent Martin, INTERSAT, em 18 dezembro;
*Paulo Gonçalves, IAC, em 18 dez.;
*Eitor Yoshii, UNIMEP, em 18 dez.;
*José G. de Oliveira Cordeiro, Univ. de Tokyo - Japão, em 18 dezembro;
*Yeda M. M. de Oliveira, CNPF, em 19 dezembro;
*Titan de Lima, PT, em 19 dezembro.



Expediente

Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Apoio à Pesquisa: Mateus Batistella
Sistemas: Evaristo Eduardo de Miranda
Difusão de Tecnologia: João A. Mangabeira
Editoração e Diagramação: Gicele Cristina Justo, Adriana Leclerc e Ana Lúcia Filardi
Revisão: Mateus Batistella e Cristina Mattos

Tiragem: 1000 exemplares

Endereço: Av. Dr. Júlio S. de Arruda, 803, Pq. São Quirino, Cep: 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Fax: (019) 254-1100
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
http://www.cnpm.embrapa.br/