Embrapa Monitoramento por Satélite

Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Ano 6, n.6, Setembro/Outubro 1999

 

CBERS é lançado com sucesso

Futuro das águas

Palestra

Unidade comemora
a Semana da Árvore

Condecoração

Open House

Expediente


CBERS é lançado com sucesso

O Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-1) foi lançado com sucesso na madrugada do dia 14 de outubro, pelo foguete Longa Marcha 4B, a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan, na República Popular da China.

Logo após o lançamento, a estação de recepção de Nan Ning já estava recebendo os sinais do CBERS-1, certificando-se do sucesso da operação.

Pesando cerca de 1,5 toneladas, CBERS-1 é a primeira plataforma de sensoriamento remoto produzida pelos dois países, sendo também a maior e mais sofisticada já desenvolvida pelo Brasil. Seu controle será feito em parceria, começando com os chineses durante um ano, passando depois para o Brasil, onde será realizado exclusivamente pela estação de recepção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Natal (RN). Durante cerca de 80 dias, o CBERS-1 estará passando por testes e calibração. Após esta fase, deverá estar apto a fornecer imagens sobre a Terra para uso em diversas áreas de aplicação, como meio ambiente, agricultura, planejamento urbano, qualidade da água, além da utilização em atividades de monitoramento ambiental,como desmatamentos e queimadas.

Juntamente com o CBERS-1, foi lançado o Satélite de Aplicações Científicas (SACI-1), totalmente desenvolvido no Brasil, sob a coordenação do INPE, com tecnologia de última geração. O SACI-1 leva a bordo quatro experimentos científicos relacionados ao estudo de fenômenos atmosféricos, do campo magnético da Terra e sobre raios cósmicos anômalos. A Embrapa Monitoramento por Satélite produziu em parceria com o INPE, uma home-page sobre o CBERS, com as principais informações e notícias. O endereço para maiores informações é:

http://www.inpe.br/programas/cbers


Fonte:INPE

O satélite americano Ikonos, primeiro de alta resolução espacial para uso civil, foi lançado com sucesso no dia 24 de setembro, a partir da base de Vandenberg, Califórnia. Produzindo imagens com resolução espacial de um metro pancromática e quatro metros colorida, o Ikonos amplia as aplicações dos sensores remotos no monitoramento da agricultura, dos recursos naturais e planejamento urbano. As imagens estarão disponíveis para comercialização a partir dos próximos 90 dias, após o encerramento dos processos de teste e calibração. Informações sobre o satélite podem ser obtidas no endereço:

http://www.spaceimaging.com


Futuro das águas

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre C. Coutinho, esteve no Seminário "Água: estamos todos no mesmo barco", promovido pelo Colégio Ave Maria, na cidade de Campinas, SP. O Seminário ocorreu dia 1o de outubro e faz parte do "Projeto Semear em Ação: Campinas pela água e pela vida", desenvolvido pelo Colégio nos últimos anos. O pesquisador participou de uma mesa redonda que discutiu a crítica situação dos rios que abastecem Campinas e as cidades da região.


Palestra

O Chefe da Unidade, Dr. José Roberto Miranda participou da 10a Exposição de Profissões, realizada no Colégio Notre Dame, na cidade de Campinas, SP, no dia 28 de setembro. Profissionais de diversas áreas estiveram presentes com o objetivo de contarem um pouco sobre suas profissões. Dr. José Roberto Miranda proferiu uma palestra, na qual forneceu aos alunos informações sobre a profissão de biólogo e também apresentou uma exposição sobre seu trabalho na Embrapa Monitoramento por Satélite .


Unidade comemora a Semana da Árvore

Foto: Fabiana Andrade

Crianças plantando muda de árvore

Sensibilizar as crianças da necessidade da preservação do meio ambiente. Esta foi uma das metas que a Embrapa Monitoramento por Satélite desejou alcançar em um dia de campo com 140 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil "Padre Francisco Silva", localizada na cidade de Campinas, SP, em comemoração à Semana da Árvore.

O evento foi realizado na Mata Ribeirão Oncinha, localizada na Fazenda São Vicente, propriedade de Rubem Paes de Barros, a qual abriga um dos maiores remanescentes florestais de Campinas, com uma área de 70 hectares. As crianças assistiram palestras proferidas pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Florestal e de Mananciais e pelo Chefe da Unidade, Dr.José Roberto Miranda.

Após as palestras, as crianças plantaram dezenas de mudas de árvores nativas, doadas pelo proprietário da Fazenda Santa Mônica, Sr.Wolfgang Schimidt.

A Polícia Florestal e o Corpo de Bombeiros falaram para as crianças sobre o trabalho de prevenção e controle do fogo nas matas, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados em relação aos incêndios florestais.

Foto: Fabiana Andrade

O Chefe da Unidade, Dr. José Roberto
Miranda profere palestra às crianças

Dr. José Roberto Miranda explicou às crianças a importância do trabalho da Embrapa Monitoramento por Satélite, baseado na análise de imagens de satélite e mapas. Ressaltou também a necessidade de preservação dos remanescentes florestais da região de Campinas.


Condecoração

O Chefe da Unidade, Dr. José Roberto Miranda recebeu do Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas, SP, o título de "Amigo da Escola". A cerimônia ocorreu dia 17 de setembro, data do 59o aniversário da instituição. Além do título, Dr. José Roberto Miranda recebeu honrosamente o diploma e o distintivo correspondentes ao título outorgado, em reconhecimento aos serviços prestados à EsPCEx, que segundo ela, representam significativo papel na melhoria do ensino da instituição.

Foto: Paulo Franzin

O Chefe da Unidade, Dr. José Roberto
Miranda recebendo a medalha na ExPCEx


Open House

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou da 14a Open House: Feira de Talento e Tecnologia, realizada na Escola Salesiana São José, em Campinas, SP. Durante o evento, que aconteceu nos dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, a Unidade apresentou um estande expondo painéis com imagens de satélite e mapas temáticos da cartografia ambiental do município de Campinas. Nessa oportunidade, também foi apresentada a home-page da Unidade.


Expediente

Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Redação: Fabiana C. Andrade e Pollyanna Sanches Martins
Diagramação e Editoração Eletrônica: Fabiana C. Andrade
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (0 XX 19) 252-5977

Tiragem: 1000 exemplares

Distribuição pela Internet: 3000 exemplares

e-mail: fabi@cnpm.embrapa.br