VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 9, n. 2, fev. 2001.


CNPM SELA PARCERIA COM AGÊNCIA ESPACIAL EUROPÉIA

   A Agência Espacial Européia (ESA), no âmbito do programa ATSR, aprova a proposta da Embrapa Monitoramento por  Satélite.

   O projeto, desenvolvido pelo pesquisador Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, foi submetido à análise, avaliado e aprovado pela ESA. Com essa aprovação a Embrapa Monitoramento por Satélite terá acesso irrestrito aos dados adquiridos pelo sensor ATSR (Along-Track Scanning Radiometer) do satélite europeu ERS.

   O objetivo da Embrapa é, aplicar de uma forma diferente em tecnologia no monitoramento das queimadas no Brasil, tentando avaliar as áreas atingidas em todo o território nacional.


BRUXELAS

   O pesquisador da Embrapa  Monitoramento por Satélite, Dr Evaristo Eduardo de Miranda esteve, no início de fevereiro em Bruxellas-Bélgica onde participou de um Workshop da Comunidade Européia sobre o projeto "TREES", que visa preservar as florestas tropicais.

   O seminário teve como pauta principal a apresentação dos resultados obtidos e o planejamento de futuras ações.  Estiveram presentes representantes de vários países.

   Na ocasião, o Dr Evaristo representou a América Latina e frisou que a Embrapa Monitoramento por Satélite e a ONG Ecoforça se destacam pelo trabalho desenvolvido na Amazônia, inteiramente disponibilizado na Internet para o uso público.


NOVA CHEFIA

   A Embrapa Monitoramento por Satélite, desde 15 de fevereiro, conquistou para o seu time mais um grande profissional: seja bem-vindo Dr. Ademar Ribeiro Romeiro, novo Chefe Geral da Unidade !