VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 9, n. 2, fev. 2001.

TRAJETÓRIA

   Dia 15 de fevereiro, o Dr. José Roberto Miranda deixou a Chefia Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, a qual conduziu com sucesso de 1994 a 2001. Três eixos marcaram a sua gestão: o fortalecimento institucional, a participação em pesquisas científicas de ponta, em nível internacional e a melhoria no atendimento a clientes e usuários.

   As maiores expressões do fortalecimento institucional foram a transformação do Núcleo de Monitoramento Ambiental de Recursos Naturais por Satélite, pela Diretoria da Embrapa, no atual Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento por Satélite  CNPM; a consolidação do seu Plano Diretor (PDU) e do Conselho Assessor Externo (CAE), composto por personalidades relevantes do mercado de observação da Terra e segmentos associados.

   Nesse período, a unidade integrou-se a programas de pesquisa internacionais em sensoriamento remoto, junto à Agência Espacial Européia, ao Centro Nacional de Estudos Espaciais da França, ao Instituto Internacional para Aplicações Espaciais na Itália, à NOAA nos Estados Unidos etc.


Comemoração dos 10 anos da Unidade. Da direita para e esquerda: Dr. José Sarney Filho,
Ministro do Meio Ambiente, Dr. Dante Giacomelli Scolari, Diretor Executivo da Embrapa,
e Dr. José Roberto Miranda, Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite.

   Consolidou-se o monitoramento orbital de queimadas, realizou-se o primeiro mosaico de imagens satélite de toda a Amazônia, adquiriu-se e passou-se a operar uma antena de recepção do satélite NOAA, com decisiva participação no combate aos incêndios florestais de Roraima (1998). Implementou-se o monitoramento semanal do balanço hídrico para vinte e cinco tipos de solos, em onze estados brasileiros; concluiu-se o zoneamento agroecológico do Tocantins e deu-se início ao zoneamento ecológico-econômico do Maranhão.
 


Comemoração da Semana da Árvore.



Dr. José Roberto Miranda recebe Emerson Fittipaldi na Embrapa Monitoramento por Satélite.



Dr. José Roberto Miranda recebe diploma e distintivo "Amigo da Escola".

   O número de usuários e clientes cresceu vertiginosamente, graças a uma política precoce de transparência e disponibilidade gratuita da informação na Internet. O site da unidade, com quase 2 gigabits, é uma plataforma de negócios e recebe cerca de 10.000 acessos de usuários por dia!

   Sistemas de comunicação e negócios foram implementados em parceria com o setor privado, gerando uma carteira de milhares de pequenos clientes. No setor público, entre os principais clientes estão o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Defesa, vários governos estaduais e prefeituras, além do Legislativo e do Ministério Público Federal.

   Os funcionários do Centro agradecem sua dedicação e empenho e lhe desejam sorte e sucesso na continuidade de sua carreira.