VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 11, n. 1, jan./fev. 2003.

Projeto da Embrapa vai servir de base para elaboração da Agenda 21 de Campinas

A Embrapa Monitoramento por Satélite elaborou um sistema de informações de gestão ambiental estratégica da cidade de Campinas. O sistema integra um conjunto de instrumentos capaz de reunir subsídios para a elaboração da Agenda 21 do município, que pretende apoiar as ações do governo e da sociedade na promoção da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, em Campinas e região metropolitana. O sistema foi apresentado oficialmente em 14 de abril para a prefeita de Campinas, Izalene Tiene, que deverá decidir posteriormente a data para disponibilizá-lo na Internet.

O projeto, de acordo com os coordenadores Evaristo Eduardo de Miranda e Eliane Gonçalves Gomes, pode servir como base para a elaboração da Agenda 21 do município. Para isso, foi organizado na web de forma a apresentar o diagnóstico atual dos principais recursos naturais, como solo, água, ar, vegetação e fauna. "O sistema dispõe de dados espacializados destes cinco temas, incluindo cartas, mapas temáticos, fotos aéreas e imagens de satélites, e ainda possibilita que outras informações sejam facilmente incluídas, conforme forem sendo geradas ou reunidas", completa Miranda.

Este sistema desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite lançou mão de um recurso que começa a se disseminar na Internet: o Geoweb ou Webgis. O analista de sistemas, Carlos Alberto de Carvalho, explica que esta ferramenta surgiu como complemento aos sistemas de geoprocessamento, servindo como um mecanismo de disponibilização da geoinformação através da Internet.  A ferramenta possibilita operações em cima de bases de dados já consolidadas, podendo gerar novos mapas e sobrepor informações, de acordo com o interesse do usuário. "Entre outras vantagens, a visualização de mapas e informações tornam-se possíveis sem a necessidade de softwares especializados".
 

Compromisso com o desenvolvimento sustentável


A Agenda 21 é o resultado de compromissos assumidos pelos países durante a Rio 92 - Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Brasil. Reflete um consenso mundial e um compromisso político no que diz respeito ao desenvolvimento e cooperação ambientais. A elaboração da Agenda 21 é um processo participativo e ocorre nos níveis internacional, nacional, estadual e municipal, devendo introduzir em todas as esferas as preocupações com o meio ambiente e com a justiça social, expressas durante a conferência.

No caso brasileiro, a Agenda 21 pressupõe a composição de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para o país, com base em estratégias e linhas de ação. Este processo é dinâmico, com interação entre o setor público e a sociedade civil e, para isso, foram selecionadas áreas temáticas que incorporem a complexidade do país e suas regiões, dentro do conceito de sustentabilidade: Agricultura Sustentável; Cidades Sustentáveis; Infra-estrutura e Integração Regional; Gestão dos Recursos Naturais; Redução das Desigualdades Sociais; Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
 
 


Prefeita de Campinas, Izalene Tiene, e o Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Ademar Romeiro

Pesquisador Evaristo de Miranda, durante apresentação do projeto para contribuição à Agenda 21 do município