VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 11, n. 2, mar./abr. 2003.

Ministério do Meio Ambiente acerta parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite

O Secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, em visita à Campinas, no dia 19 de maio, discutiu uma nova parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite, para avaliação da dinâmica ambiental da expansão agrícola e alternativas sustentáveis de desenvolvimento regional.

A parceria prevê um seminário para discutir a fronteira agrícola na Amazônia, o apoio à elaboração de uma Agenda 21 para o Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo, e uma participação ativa no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), de responsabilidade do MMA.

Segundo o Secretário, o Ministério do Meio Ambiente quer entender melhor alguns processos - como queimadas e impactos ambientais da fronteira agrícola - para criar políticas adequadas. "A Embrapa Monitoramento por Satélite é um centro de excelência, que pode servir muito ao governo federal nas suas diversas atividades. É interesse do Estado usar suas competências para apoiar a elaboração de estratégias de planejamento do desenvolvimento sustentável e proteção à biodiversidade", afirma o Secretário.

A Embrapa Monitoramento por Satélite entra na parceria já com experiências bem sucedidas, como o Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão, totalmente disponível na Internet, o sistema desenvolvido para subsidiar a Agenda 21 de Campinas, entregue para a prefeitura do Município, além de outros projetos realizados envolvendo desenvolvimento sustentável e gestão ambiental estratégica.
 
 
 

Mateus Batistella, Gerente de Pesquisas,
Ademar Romeiro, Chefe Geral da Unidade,
o Secretário Gilney Viana,
e o Gerente de Comunicação e Negócios,
Evaristo de Miranda

Ministério acerta parceria durante visita do Secretário MMA
à Embrapa Monitoramento por Satélite