VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 11, n. 3, maio/jun. 2003.

Unidade participa de seminário sobre desmatamento da Amazônia, no Ministério do Meio Ambiente

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou do Primeiro Seminário Técnico, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, para avaliação dos dados referentes ao desmatamento na região amazônica. De acordo com números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no final de junho, no ano de 2002 foram desmatados 25.500 km2 na Amazônia Legal. O índice é o segundo maior da história do monitoramento, realizado nos últimos 15 anos, ficando atrás apenas de 1995, quando foram derrubados 29.059 km2.

O seminário contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a participação de diversas instituições, como Inpe, Incra e Ibama. A Embrapa esteve representada pelo Gerente de Pesquisas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, e pelos assessores do Diretor-Presidente, José Carlos Nascimento e José Geraldo Eugênio de França.

"Durante o seminário foi possível discutir a contribuição e as recomendações da Embrapa para a reversão do quadro atual do desmatamento na Amazônia", afirmou Mateus Batistella. Ao final do seminário foi criada uma lista com a seleção de ações e recomendações para reversão do processo de desmatamento e para um monitoramento e controle efetivo da situação na região, que deverá ser encaminhada ao Ministro Chefe da Casa Civil.