VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 11, n. 3, maio/jun. 2003.

Pesquisadores entregam dados de monitoramento territorial para o Presidente da República

O Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, recebeu no último dia 30 de junho os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda e Marcelo Guimarães, num encontro em que foram abordados temas vinculados ao monitoramento territorial do país. "Desde o início do governo Lula, a Presidência da República vem solicitando à Embrapa Monitoramento por Satélite informações sobre este tema e agora pudemos apresentar alguns resultados de âmbito nacional", ressaltou o Gerente de Comunicação e Negócios, Evaristo Eduardo de Miranda.

Durante o encontro, os pesquisadores entregaram os últimos produtos gerados dentro desta colaboração, entre eles vários pôsters do Brasil com a repartição espacial dos principais produtos da agricultura brasileira, elaborados com base em imagens de satélite. Estes trabalhos sintetizam imagens orbitais, dados numéricos e cartográficos da última safra agrícola e já foram entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendendo pedido do Ministro Roberto Rodrigues. Os diversos materiais cartográficos serão colocados nos locais de trabalho do Presidente, para serem utilizados como instrumentos de apoio em reuniões.

A equipe ainda apresentou ao Presidente outros projetos desenvolvidos pela Embrapa Monitoramento por Satélite, como os que empregam o uso de satélites de alta resolução espacial, representados por produtos que a Unidade tem gerado para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e para o Ministério da Defesa.

No final do encontro, focaram-se temas vinculados ao uso e ocupação das terras no Brasil. O Presidente discutiu aspectos relativos à ocupação da Amazônia, às fronteiras agrícolas, à questão do monitoramento de determinados pontos das fronteiras e principalmente à integração geográfica e sócio-econômica do Brasil com países limítrofes. Produtos complementares de monitoramento territorial também foram solicitados pelo Presidente e serão produzidos pela Unidade.