A Embrapa Monitoramento por Satélite trabalha a arquitetura da informação e a gestão de conteúdo na Internet desde o tempo em que a Wide World Web ainda não era conhecida como tal. Há mais de uma década, a Unidade utiliza as redes eletrônicas de comunicação como meio de difusão de resultados de pesquisa e de interação com clientes, parceiros e usuários. Agora, uma equipe multidisciplinar vem avaliando sistematicamente o desempenho do website, utilizando ferramentas e aplicativos que monitoram as entradas e saídas do sistema e conseguindo delinear um perfil de seu público de usuários: quem são, de qual país acessam, quais os assuntos que mais procuram.
A primeira experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na Internet aconteceu durante a Eco-92, quando a Unidade gerenciou uma lista de discussão sobre vários temas do evento. Atualmente, vários indicadores confirmam o bom desempenho na utilização deste novo veículo de comunicação. Mecanismos utilizados pelos internautas na busca de informações classificam o website da Unidade sempre nos primeiros lugares entre as páginas indexadas com URLs - "(...).embrapa.br". O Google, por exemplo, chega a registrar que 52% dessas páginas, em toda a Internet, são as da Embrapa Monitoramento por Satélite e praticamente 90% destas são referentes ao Brasil Visto do Espaço - a coleção de mosaicos de imagens de satélites, produzida pela própria Unidade e inteiramente disponibilizada na rede. O impacto provocado pela coleção foi grande na época do lançamento e continua sendo até hoje, contribuindo para gerar picos de quase 1 milhão acessos/mês às suas páginas.
O monitoramento dos acessos ao site da Unidade vem sendo realizado pelos pesquisadores com base na análise de arquivos de log. São estes arquivos que registram a ação executada pelo usuário, quando, onde, que informação foi recuperada, em que formato e como, além de identificar o autor da ação e sua origem. Em um recente artigo, publicado pela Revista Ciência da Informação, são apresentados e discutidos os resultados da análise de três anos e meio de monitoramento do uso do website. O estudo traçou um perfil da dinâmica de uso e definiu indicadores para ajustes na concepção e difusão das informações através da Internet.
"Desde 1991, a Embrapa Monitoramento por
Satélite tem utilizado a Internet não apenas como um veículo
passivo de difusão do conhecimento, mas tem procurado transformar
seu website num canal dinâmico e ativo de contato com usuários,
clientes e parceiros", afirma o pesquisador em Arquitetura da Informação
e Chefe Adjunto de P&D da Unidade, Ivo Pierozzi Jr., um dos autores
do trabalho. Segundo ele, através dos indicadores levantados, é
possível avaliar aspectos sobre a origem dos acessos, o comportamento
dos usuários e sobre o desempenho do sistema, os quais guiam a remodelagem
constante do website e ajudam a melhorar a dinâmica de interação
instituição-usuário.