VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 11, n. 4, jul./ago. 2003.

Pesquisador lança livro Natureza, Conservação e Cultura

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, lançou em agosto seu mais recente livro, Natureza, Conservação e Cultura. Ensaio sobre a relação do homem com a natureza no Brasil -, que traz ao leitor a evolução da força que a natureza exerce sobre a formação dos mais autênticos e característicos valores culturais brasileiros.

No livro, o autor demonstra o impacto ambiental das populações indígenas desde tempos imemoriais; revela o papel pioneiro dos jesuítas na observação e estudo da natureza brasileira no século XVI; elucida como e porque Portugal jamais poderá ser justamente responsabilizado por qualquer herança de destruição ambiental da atualidade. Apresenta ainda dados e informações inovadoras sobre os ciclos do pau-brasil, do açúcar e do café. Faz um sobrevôo pela história de nossa legislação ambiental desde as Ordenações dos reis de Portugal e pela figura patronal de José Bonifácio de Andrada e Silva na proteção às baleias; Napoleão e a vinda de Dom João VI para o Brasil e suas decorrências na área ambiental; a Missão Francesa e os artistas-cientistas-viajantes; Dom Pedro II e a criação da Floresta da Tijuca; da República Velha ao desenvolvimentismo - e suas estradas após a era Juscelino -, até a Rio 92. Seu desfecho apresenta as sensíveis populações das espécies da Ordem Carnívora no Brasil e o original trabalho da Pró-Carnívoros, organização não governamental responsável por algumas das ações e pesquisas mais importantes na conservação e preservação dos carnívoros brasileiros.

Fartamente ilustrado por belas fotografias de Adriano Gambarini, em sua grande maioria inéditas, apresenta o tema de forma abrangente, com imagens de espécies de nossa fauna e flora e de paisagens da natureza preservada, abrangendo os principais ecossistemas e regiões do país e englobando desde flagrantes contemporâneos de formas harmônicas de ocupação humana até problemas ambientais e ecológicos. "Gostaria de despertar no leitor a curiosidade por aspectos esquecidos, tesouros desconhecidos, fatos surpreendentes ou mistérios escondidos na luminosa aventura humana em terras brasileiras. Dos atores e autores de nossa história, temos muito mais a nos orgulhar do que envergonhar. E para orgulhar-se é preciso conhecer", defende o autor Evaristo de Miranda.
 
 


Pesquisador autografa o livro em noite de lançamento