VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 1, jan./fev. 2004.

Unidade elabora proposta para nova fase do ZEE do Maranhão

A Embrapa Monitoramento por Satélite enviou proposta à Gerência de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Maranhão - GEPLAN para execução de nova fase do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado. A proposta visa a estruturação de um Sistema Estratégico de Gestão Territorial para o Maranhão no âmbito do Zoneamento Ecológico Econômico.

A dinâmica do agronegócio, que está levando à expansão do complexo da soja na região do Baixo Parnaíba, é um dos fatores que sugerem a elevação do ZEE a um novo patamar. O processo de expansão da soja na região é insuficientemente conhecido e coloca diversas demandas de planejamento sobre aspectos econômicos e eventuais impactos sociais ou ambientais.

O zoneamento ecológico–econômico do Estado do Maranhão (ZEE-MA), coordenado pela GEPLAN, teve uma primeira fase executada entre 2001 e 2002, em colaboração com a Embrapa Monitoramento por Satélite. Essa primeira fase resultou num acervo de informações disponibilizadas, em sua maioria, num web site de acesso livre para qualquer usuário. Essas informações têm servido de base para novos processos de desenvolvimento, preservação ambiental e planejamento territorial, tanto por parte de entidades públicas como privadas.

"A proposta para esta nova fase do ZEE visa atender a demandas da GEPLAN e da sociedade, inaugurando uma nova fase do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão, levando-o a um novo patamar de uso e aplicações voltado para apoiar a integração das ações governamentais e o desenvolvimento sustentável", explica o coordenador de pesquisas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda. Segundo ele, a estruturação de um sistema de gestão estratégica, com a nova fase, vai poder oferecer produtos e informações de forma interativa, pela Internet, onde o interessado possa obter uma série de análises e estudos prévios para potenciais investimentos e oportunidades, compondo cenários para seus possíveis projetos de investimento ou desenvolvimento no Estado do Maranhão.

A nova fase do ZEE-MA vai contemplar a geração e incorporação de novos dados espaciais, produtos e mapas e a atualização periódica, elaborando documentos e diagnósticos sobre oportunidades de investimentos no Estado, principalmente no campo do agronegócio, do turismo, do meio ambiente e da infraestrutura.

Com a nova proposta, pretende-se atualizar e ampliar o web site do ZEE-MA incorporando novos produtos, como o Zoneamento Costeiro e o Zoneamento e Monitoramento Agroecológico, Agrometeorológico e Sócio-econômico do Baixo Parnaíba. Haverá ainda a incorporação, em vários âmbitos, de aplicações em WebGIS - um sistema de informações geográficas distribuído através da rede de computadores para integrar e disseminar informações geográficas na web.