VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 2, mar./abr. 2004.

Embrapa Monitoramento por Satélite e Centro Técnico Aeroespacial vão avaliar imagens do sensor SAR

 

A Embrapa Monitoramento por Satélite assinou com o Centro Técnico Aeroespacial – CTA um convênio de cooperação técnica e científica. O convênio prevê o intercâmbio de informações, o treinamento de pessoal, a realização de cursos e conferências e a utilização de laboratórios para a realização conjunta de programas específicos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O convênio tem prazo de execução de cinco anos e as atividades obedecerão a um Plano de Trabalho específico.

Uma reunião em março, ocorrida na Embrapa Monitoramento por Satélite, tratou da implementação das primeiras atividades do Plano de Trabalho, referente ao desenvolvimento do projeto Avaliação das imagens geradas pelo sensor SAR, instalado na aeronave R-99, no monitoramento da dinâmica espaço-temporal do uso e ocupação do solo no território nacional. Através do convênio, a Embrapa e a Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto de Estudos Avançados (ESR/IEAv), poderão desenvolver estudos para avaliar a potencialidade dos dados do SAR do Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM.

A entrada em operação das aeronaves de sensoriamento remoto do SIVAM, que posuem sensores SAR, coloca o Brasil na lista dos países mais bem servidos em termos de dados SAR aerotransportados. Segundo o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, tem crescido, nos últimos anos, a oferta de dados de radar de abertura sintética (SAR), no entanto, a definição precisa das potencialidades deste tipo de dados, não acompanhou este aumento na oferta. "No caso dos dados SAR, uma importante lacuna, que precisa ser preenchida, é uma melhor definição das potencialidades de suas imagens em estudos sobre a dinâmica espaço-temporal do uso e ocupação do solo. Não foi realizado, ainda, um estudo exaustivo especificamente para regiões tropicais", explica Miranda.

A Embrapa possui vasta experiência na utilização de imagens ópticas e imagens SAR de sensores orbitais. Além disso, utiliza sítios experimentais que são monitorados há muitos anos, possuindo um acervo de informações valioso, com dados de campo. A ESR possui recursos humanos capacitados para participar de experimentos desta natureza. Um exemplo desta capacitação é o projeto PROSAR-BR, que tem como objetivo desenvolver um software capaz de sintetizar imagens SAR a partir dos dados brutos gerados pelos sensores do SIVAM.


Convênio
Reunião em março tratou das primeiras atividades no âmbito do convênio