VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 5, jul./ago. 2004.

Embrapa Monitoramento por Satélite marca presença na 10ª GIS Brasil

Estudos sobre o uso e cobertura das terras na amazônia, com a utilização de imagens de satélite, e a aplicação da ferramenta WebGIS como apoio à gestão estratégica e implantação de políticas públicas devem ser o destaque do estande da Embrapa Monitoramento por Satélite durante a GIS Brasil 2004 - 10º Show Internacional de Geotecnologias, que acontece de 17 a 20 de agosto, em São Paulo, paralela à Comdex Brasil.

Entre os projetos a serem apresentados, está o trabalho desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com a Indiana University no âmbito do Programa LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia. O LBA é um programa de cooperação científica internacional que tem como meta estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. A participação da Embrapa abrange o estudo sobre as dimensões físicas e humanas do uso e cobertura das terras na Amazônia.

Entre os outros projetos presentes no evento está o trabalho Holambra em WebGIS – Mapeamento do Uso e Cobertura das Terras, a participação do Brasil no programa mundial de pesquisa que mapeou a vegetação atual do planeta e o sistema desenvolvido para subsidiar a elaboração da Agenda 21 de Campinas.

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, é membro da Mostra de Talento Científico e participará do Congresso com a palestra Geoinformação e Agronegócio: dois mercados em expansão. A palestra acontece no dia 20 de agosto, às 15h, e abordará a sustentabilidade do agronegócio como garantia para o futuro, o potencial de uso da geoinformação e as tendências para os próximos anos.

Mais informações:

http://www.gisbrasil.com.br/