VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 5, jul./ago. 2004.

Uso e cobertura das terras e dinâmica das queimadas na Amazônia são destaques da Embrapa na Conferência do LBA

Pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite representaram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na III Conferência Científica do Projeto LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia e eventos associados, que aconteceram de 25 a 31 de julho, em Brasília, e reuniram cerca de 800 cientistas brasileiros e estrangeiros. Os pesquisadores apresentaram trabalhos que envolviam temas como o monitoramento das queimadas no Mato Grosso, estudos de sensoriamento remoto sobre florestas secundárias e sobre as dimensões humanas do uso e cobertura das terras na Amazônia.

O LBA é um programa de cooperação científica internacional, liderado pelo Brasil, que tem como meta estudar as interações entre a Floresta Amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. O programa recebe financiamento de agências brasileiras de fomento, da NASA e da Comissão Européia e envolve pesquisadores de várias partes do mundo.

A Embrapa Monitoramento por Satélite coordena, em parceria com a Indiana University – ACT, o projeto Dimensões Físicas e Humanas do Uso e Cobertura das Terras na Amazônia: Uma Síntese Multi-Escalar. A pesquisa abrange sete áreas de estudo e faz uma análise transversal sobre as dimensões sociais e biofísicas das transformações da paisagem amazônica. São enfatizadas áreas de assentamento rural, devido a sua relevância social e seus impactos sobre o uso e cobertura das terras. "Os resultados vão fornecer subsídios práticos aos tomadores de decisão nas áreas de planejamento, desenvolvimento regional, políticas de reforma agrária e de conservação", ressalta Mateus Batistella. O pesquisador ministrou palestra na sessão especial sobre usos da terra e dimensões humanas, falando sobre o trabalho desenvolvido no Estado de Rondônia.

A dinâmica das queimadas no Estado do Mato Grosso foi o tema apresentado pelo pesquisador Alexandre Camargo Coutinho, durante participação na sessão sobre monitoramento de fogo e desflorestamento, ocorrida no dia 28.

Reuniões Associadas

Antes mesmo do início oficial da Conferência Científica, os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite marcaram presença em pelo menos dois eventos ligados ao programa LBA. Já no dia 25, Mateus Batistella participou do workshop sobre mudanças biogeoquímicas associadas ao estabelecimento e manutenção de agroecossistemas na Bacia Amazônica. No dia 26, o tema foi a determinação da acurácia das estimativas de fogo e desmatamento, com participação de Alexandre Camargo Coutinho. Encerrando as atividades, nos dias 30 e 31, Batistella ainda representou a Embrapa no 8º Encontro da Equipe de Ciência do LBA-ECO.