VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 5, jul./ago. 2004.

Feira VidAlimento, em Pedreira, lança projeto agroecológico para a região da Mantiqueira e Mogiana

Uma associação entre Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, associações de produtores, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Monitoramento por Satélite vem debatendo a elaboração de um projeto agroecológico para a região da Serra da Mantiqueira e Mogiana, entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Feira VidAlimento, que aconteceu entre 13 e 15 de agosto, em Pedreira, foi palco de apresentação oficial do projeto Rede Regional de Agroecologia.

A idéia do projeto é estruturar uma rede de pesquisa e desenvolvimento em agroecologia, integrando pesquisadores, extensionistas e produtores rurais, que pode tornar-se, no futuro, um consórcio para a região. A agroecologia ainda não é expressiva nestas regiões e os produtores que praticam esta atividade estão desarticulados. O objetivo com a rede de pesquisa e desenvolvimento é organizar estes produtores e tornar viável o projeto. Durante o evento foi apresentando o plano de ação para articulação da rede, que se dará no âmbito virtual, através da Internet, e de forma presencial, por intermédio de ações de pesquisa e desenvolvimento junto às comunidades. Serão utilizadas diversas metodologias de pesquisa participativa, de validação de conhecimentos locais, ainda a análise de impactos agroambientais e socioeconômicos da região, com auxilio de geotecnologias.

Segundo o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, João Alfredo de Carvalho Mangabeira, a região é rica em mananciais, que abastecem a região de maior concentração humana do Brasil e onde está 20% do PIB do país: São Paulo e grande Campinas. "Apesar disso, não há política sustentável para a agricultura na região, que em sua maioria é praticada de forma predatória. O que se quer é propor uma agricultura que seja sustentável e geradora de água", explica Mangabeira.

Reuniões técnicas vêm sendo realizadas na região para reunir subsídios para a elaboração do projeto. Em julho, um encontro no município de Socorro reuniu produtores rurais e pesquisadores e enfocou a gestão ambiental em agricultura orgânica, abrangendo temas como o uso do sensoriamento remoto na certificação de origem e rastreabilidade de sistemas agroecológicos, o manejo de agroecossistemas e a qualidade da água.

III VidAlimento - Consciência Ecológica, Alimentação e Saúde

A VidAlimento é uma mostra sobre produção orgânica, que apresenta os benefícios gerados por esse sistema para a preservação do meio ambiente e para a saúde. O público-alvo do evento são produtores, consumidores, associações, instituições de pesquisa e a comunidade em geral. Segundo os organizadores, o evento serve como ponto de encontro dos produtores que abastecem o mercado de produtos orgânicos, principalmente na região de Campinas, onde a atividade vem registrando um crescimento significativo.

VidAlimento
Evento serviu como ponto de encontro dos produtores da região
VidAlimento
Durante a feira, foi apresentado o plano de ação para articulação da rede regional da agroecologia