VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 6, set. 2004.

Embrapa Monitoramento por Satélite participa da revisão do programa espacial brasileiro

 
A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições convidadas pela Agência Espacial Brasileira para compor o Grupo Técnico de Trabalho (GTT), encarregado da Revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). A condução do processo de revisão culminará com a elaboração de um novo documento de planejamento estratégico decenal, válido para o período 2005 a 2014.

Foram constituídos cinco grupos técnicos de trabalho, responsáveis por levantar informações, apontando fatores como andamento dos projetos, necessidades e prioridades nos seguintes temas: missões de observação da Terra, missões científicas, missões de telecomunicações/defesa, missões de meteorologia e infra-estrutura do programa espacial. A Embrapa Monitoramento por Satélite faz parte do grupo sobre missões de observação da Terra, através da participação do pesquisador Marcelo Guimarães.

Os trabalhos tiveram início neste mês, com a realização de uma reunião plenária no INPE, em São José dos Campos, para nivelamento de informações e para a discussão da metodologia que será utilizada. A partir das análises, os temas serão levados a debate em âmbito nacional na conferência que a Agência Espacial Brasileira promoverá em novembro, em Brasília, DF. A expectativa é de ampliar as discussões sobre os rumos do programa espacial para todos os segmentos interessados na área, inclusive comunidade acadêmica, setor industrial e parlamentares.

Além do representante da Embrapa Monitoramento por Satélite, participam especialistas indicados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Defesa, Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), representantes da sociedade civil, comunidade científica e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.

Reunião
Revisão vai definir o planejamento para o período até 2014