VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 6, set. 2004.


Oficiais recebem treinamento em produtos para a Missão de Paz no Haiti

Oficiais da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel receberam treinamento, na Embrapa Monitoramento por Satélite, em produtos e aplicativos desenvolvidos para o Haiti, como apoio prestado pela Unidade à missão de paz do Exército Brasileiro. Os oficiais receberam treinamento em software de geoprocessamento e em técnicas de análise espacial.

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi responsável pela elaboração de uma série de imagens de satélite e cartas-imagens do Haiti, que estão apoiando a missão do Exército Brasileiro no país. O conjunto de documentos inclui uma visão completa do país com 15 metros de detalhe, imagens e dados numéricos do relevo do Haiti e um detalhamento da capital Porto Príncipe, com resolução de 70 cm.

Curso
Embrapa elaborou uma série de produtos para apoiar a missão de paz no Haiti

curso
Oficiais receberam treinamento em software de geoprocessamento e em técnicas de análise espacial

Colaborador Emérito do Exército

O pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, da Embrapa Monitoramento por Satélite, foi agraciado, em 25 de agosto, com a Medalha de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. A condecoração foi prestada durante a solenidade de comemoração do Dia do Soldado, na 11ª Brigada de Infantaria Blindada, em Campinas.

condecoração
Pesquisador recebeu a medalha em evento pelo Dia do Soldado


LBA

Um encontro na Indiana University, EUA, realizado no início do mês, discutiu a disponibilização dos dados e resultados produzidos pelo projeto desenvolvido pela universidade em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite, como parte do programa LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia. O pesquisador Mateus Batistella, que participou das reuniões de trabalho, é um dos pesquisadores principais do projeto Dimensões Físicas e Humanas do Uso e Cobertura das Terras na Amazônia.

A Embrapa possui um convênio de cooperação científica com a Indiana University. Um dos objetivos da reunião também foi definir a agenda preparatória para a visita da National Science Foundation, que acontece no início de outubro. A instituição vai avaliar a criação de um novo centro de ciência e tecnologia, com foco em mudanças de uso da terra, com a cooperação da Embrapa.


Nicholas Georgescu-Roegen

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das organizadoras, representada pelo Chefe Geral Ademar Ribeiro Romeiro, do Seminário em Honra ao Professor Nicholas Georgescu-Roegen, realizado em 02 e 03 de setembro, na Universidade Estadual de São Paulo - USP. Falecido há 10 anos, o economista é referência para inúmeras pesquisas em economia do meio ambiente.

A programação do evento incluiu mesas redondas sobre os temas Georgescu-Roegen e a teoria econômica e Sustentabilidade e Crescimento Econômico, e ainda palestras e apresentação de trabalhos. Entre as instituições organizadoras do seminário, figuravam a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco), o Instituto de Economia da Unicamp e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.



APA Fernando de Noronha

O pesquisador Mateus Batistella foi convidado para participar da Reunião Técnica de Reestruturação do Planejamento da APA Fernando de Noronha – Rocas – São Pedro e São Paulo, realizada de 8 a 10 de setembro, em São Paulo. A Reunião fez parte da etapa final de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental e discutiu seu planejamento e gerenciamento. O evento teve a participação do IBAMA, de representantes do Conselho da APA e do Gerente da APA.

O pesquisador foi convidado devido a seu conhecimento nos aspectos relacionados ao meio biótico da APA. A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições responsáveis pela elaboração da cartografia ecológica do arquipélago de Fernando de Noronha, que procurou indicar os caminhos para conciliar preservação ecológica com desenvolvimento sócio-econômico.



Nova estação meteorológica é instalada no nordeste

Como parte do projeto que visa integrar dados agrometeorológicos numa rede de informações com abrangência nacional, através da Internet, mais uma estação meteorológica de superfície foi instalada pela Embrapa Monitoramento por Satélite na região nordeste. Desta vez a estação foi instalada em Teresina, Piauí, numa parceria com a Embrapa Meio Norte. As estações oferecem dados da temperatura e umidade do ar, chuva, radiação solar, velocidade e direção do vento.

Pelo menos quatro estações meteorológicas da Embrapa Monitoramento por Satélite já foram instaladas no Estado de São Paulo e no nordeste. Outras três deverão ser instaladas nos próximos meses e mais sete estão em fase de definição. Segundo o pesquisador da Embrapa, Fábio Marin, a idéia é monitorar todas as regiões do país e formar um banco de dados que permita conhecer e caracterizar o clima destas regiões. Além de apoiar pesquisas na área da agrometeorologia, as estações vão subsidiar várias ações e projetos.

Estação
Estação meteorológica de superfície instalada em Teresina, PI


Novos Pesquisadores

Cumprindo com uma das metas institucionais, estabelecida para o ano de 2004, a Embrapa Monitoramento por Satélite integrou seis novos pesquisadores à sua equipe, sendo um através de transferência de outra Unidade e cinco recém contratados. Os novos pesquisadores abrangem as áreas de avaliação de impactos ambientais, caracterização de ecossistemas e sensoriamento remoto. Com as novas integrações, a Unidade passa a contar agora com 18 pesquisadores.