VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 6, set. 2004.

Proposta para o GSI prevê aquisição de imagens para o sistema de monitoramento de fronteiras

 

A Embrapa Monitoramento por Satélite apresentou, no início do mês, proposta de trabalho para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), dentro de um contrato de prestação de serviço a ser estabelecido entre as duas instituições. O contrato prevê a aquisição, a edição e o processamento digital de imagens de satélite de áreas de interesse no território nacional. Pelo menos cinco satélite diferentes deverão ser utilizados: Landsat, Spot V, Eros, Ikonos e Quick Bird. O contrato terá prazo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

As imagens vão integrar o Sistema de Assentimento Prévio e Gestão de Crises, desenvolvido pela Embrapa a pedido do GSI para apoiar o monitoramento de fronteiras e recursos naturais. O sistema, entregue em maio deste ano, permite ao Governo Federal um maior controle na vigilância dos cerca de 11 mil km de fronteira.

O GSI tem sob a sua responsabilidade, em toda a faixa de fronteira, a tarefa de avaliar as demandas de exploração dos recursos naturais em atividades como garimpo, exploração, fazendas de grande porte, mineração, obras de infra-estrutura e os problemas ou riscos envolvidos destas atividades. Todo o sistema foi desenvolvido com base em software livre ou de domínio público, que responde a perguntas, traz ilustrações em mapas, ajuda a elaborar pareceres e relatórios e faz consultas por município.