VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 7., out. 2004.

Bate-papo virtual marca encontro entre estudantes e pesquisadores da Embrapa

A Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um bate-papo virtual, através da Internet, com cerca de 40 alunos da rede estadual de ensino, em Campinas. Estudantes de 7ª e 8ª séries e do ensino médio puderam trocar informações com pelo menos cinco pesquisadores da Embrapa, em tempo real, sobre os temas água e solo. O encontro virtual, que teve três horas de duração, aconteceu no dia 20 de outubro, com os alunos alocados na sala de informática da Diretoria de Ensino e os pesquisadores conectados a partir da sede da Unidade.

O bate-papo virtual entre pesquisadores e estudantes é uma das ações da Embrapa Monitoramento por Satélite para o programa Embrapa & Escola e teve como objetivo testar uma forma inovadora de colocar o conhecimento dos especialistas da Unidade em contato com o público estudantil. O evento foi uma iniciativa da Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, com apoio da Área de Comunicação e Negócios, em parceria com a Diretoria de Ensino Região Campinas Leste.

A idéia é apoiar a inclusão digital, estimulando a interdisciplinaridade. Além de aproximar os alunos da atividade científica, todo o conteúdo abordado durante o chat com os pesquisadores está servindo como subsídio para professores de diversas disciplinas discutirem os assuntos em sala de aula. "Este foi um projeto piloto, que agora está tendo seu desempenho avaliado por uma equipe de pesquisadores da Unidade para que seja cada vez mais aprimorado e possa ter continuidade no próximo ano", garante a Relações Públicas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Luciane Dourado.

Participaram do bate-papo virtual os pesquisadores Maria Lúcia Zuccari, bióloga, Denise de La Corte Bacci, geóloga, Fábio Ricardo Marin, agrometeorologista, Gustavo Souza Valladares, agrônomo especialista em solos, e Cristina Criscuolo, geógrafa. O suporte técnico para realização do chat também ficou a cargo da Unidade, com supervisão do analista de sistemas Eduardo Caputi, que utilizou softwares de domínio público.


Chat
Cinco pesquisadores mantiveram contato em
tempo real com estudantes

Chat
Alunos puderam debater assuntos ligados
aos temas água e solos