VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 12, n. 7., out. 2004.


Destaque

Encontro
Aloízio Mercadante, líder do Governo no Senado,
em encontro com o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite,
durante evento realizado em Campinas.



Plano Diretor da Embrapa Monitoramento por Satélite

A Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu, nos dias 19 e 20 de outubro, o Workshop de Validação Externa do Plano Diretor da Unidade - PDU 2004/2007. O evento contou com a presença de representantes de instituições parceiras, públicas e privadas, de clientes e usuários ligados à área de atuação da Unidade, além de membros do Comitê Assessor Externo da Embrapa Monitoramento por Satélite – CAE. O workshop procurou apresentar, discutir e avaliar a adequação da proposta da versão preliminar do PDU e contou com a colaboração ativa dos participantes.


PDU
Participantes colaboraram na validação do PDU


II Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

De 10 a 12 de novembro, o pesquisador Mateus Batistella esteve representando a Embrapa Monitoramento por Satélite no II Simpósio Regional de geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, em Aracaju, SE. O pesquisador apresentou palestra sobre o monitoramento da expansão agropecuária na região oeste da Bahia utilizando sensoriamento remoto e geoprocessamento. A Unidade, em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, também marcou presença com um estande.


Parque das Neblinas

O Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Ademar Ribeiro Romeiro, foi um dos convidados para a abertura oficial do Parque das Neblinas, na região de Mogi das Cruzes e Bertioga, SP. O Parque das Neblinas é uma reserva privada de proteção da natureza, disponibilizada pela empresa Susano Papel e Celulose para uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Ecofuturo, para o desenvolvimento de ações e atividades visando a integração entre homem e natureza. O evento teve a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Secretário do Meio Ambiente de São Paulo, José Goldemberg.

O Parque inicia suas atividades com 1,3 mil hectares e tem como objetivo promover as vocações da Mata Atlântica, valorizando o conhecimento e a vivência sobre o desenvolvimento sustentável, transformando a floresta num campo-escola. O parque está aberto para a visitação pública e sua infra-estrutura inclui um centro de visitação, trilhas para caminhadas, e a possibilidade de prática esportes de natureza.



Workshop sobre institutos e centros de P&D

O Chefe Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Ivo Pierozzi Júnior, foi um dos participantes do workshop sobre “Institutos e Centros de Pesquisa & Desenvolvimento - situação atual e avaliação do potencial inovativo”, promovido pela Unicamp, em 15 de outubro. O workshop faz parte das atividades do Estudo Institutos e Centros de P&D (ICPDs), financiado pelo IPEA e executado pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências (IG), da Unicamp. O estudo recebe apoio do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros-PNAFE, Ministério da Fazenda. O principal objetivo do workshop foi auxiliar o levantamento de opiniões e de sugestões sobre três aspectos: financiamento e alavancagem de recursos para realização da pesquisa; formação e participação em redes de pesquisa; e gestão e apropriação do conhecimento.



Encontro com Empresas de Prestação de Serviços com Imagens de Satélites

A Embrapa Monitoramento por Satélite participou do Encontro com Empresas de Prestação de Serviços com Imagens de Satélites, promovido, em outubro, pela Divisão de Geração de Imagens, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE. O evento procurou informar as empresas de prestação de serviços nesta área sobre os produtos gerados pela DGI e discutir temas relevantes à distribuição, acesso e aplicações, para que as empresas possam prestar serviços de qualidade à comunidade de usuários de imagens. Durante o encontro foi abordado, por exemplo, o Projeto CBERS e seus desdobramentos, a política de distribuição de dados, a criação do Centro de Dados de Sensoriamento Remoto, que disponibilizará o acervo do INPE on line, entre outros temas.




Centro de ciência e tecnologia

Foi realizada, no final de outubro, uma reunião final para avaliação sobre a criação de um novo centro de ciência e tecnologia na Indiana University, EUA, em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite. A National Science Foundation (NSF) financiará seis grandes centros de pesquisa multidisciplinar e a Embrapa junto com a Indiana University é uma das finalistas. O pesquisador Mateus Batistella representou a Unidade na reunião de avaliação. A resposta final da NSF sobre o processo de avaliação só será divulgado no início do próximo ano.


Biodiversidade e alimentação

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, participou, no dia 14 de outubro, da programação comemorativa do Dia Mundial da Alimentação, promovida pelo Sesc de São Paulo. Miranda falou sobre a biodiversidade brasileira, desde seu descobrimento, sua influência e importância para a agricultura e alimentação, no Brasil e no mundo. A palestra foi acompanhada pela apresentação musical da cantora e instrumentista Marlui Miranda, com um repertório de mitos e cantos dos índios sobre seus hábitos alimentares. Foram abordados o papel da biodiversidade local, importada e exportada, os diversos alimentos e sua história, com foco no período do início do povoamento europeu e africano do Brasil e na cultura alimentar indígena. O Dia Mundial da Alimentação foi instituído mundialmente, em 1981, pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O tema para 2004 foi “Biodiversidade”, com o objetivo de informar o público sobre a importância da preservação do meio ambiente para a garantia ao acesso às diversas variedades e quantidades suficientes de alimento a todos.

Sesc
Pesquisador falou sobre biodiversidade e
sua influência na alimentação

 

Avaliação de impactos e de eficiência

A pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite, Eliane Gonçalves Gomes, foi uma das palestrantes do curso sobre avaliação de impactos e de eficiência na pesquisa agropecuária. O objetivo do curso, realizado de 18 a 22 de outubro, na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, foi capacitar técnicos de todos os centros de pesquisa da Embrapa. Eliane Gonçalves Gomes apresentou a análise de eficiência (DEA) junto com pesquisadores da Secretaria de Gestão e Estratégia (SGE) da Embrapa, Geraldo Souza e Mirian Souza. O curso foi promovido pela Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna, SP, e pela SGE.



Palestra sobre a APA de Campinas

O pesquisador José Roberto Miranda proferiu palestra sobre Cartografia Ambiental da APA de Campinas, no Centro Ambiental de Joaquim Egídio, no último dia 27. O evento foi em atendimento a uma solicitação da Guarda Ambiental, no distrito de  Joaquim Egídio, e atraiu grupos de estudantes e professores do ensino médio, da região.

APA
Evento teve forte presença de estudantes da região