VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 2, mar./abr. 2005.


Coleção Brasil em Relevo é lançada no 32º aniversário da Embrapa e já bate recorde de acessos na Internet


As comemorações pelo aniversário da Embrapa, no dia 26, em Brasília, foram palco para o lançamento de um produto inédito no país: a Coleção Brasil em Relevo. A Embrapa Monitoramento por Satélite desenvolveu uma metodologia para a geração de um conjunto de imagens, com base em dados de relevo, que será disponibilizado para qualquer usuário, através da Internet, e também em CD-ROM. O lançamento segue o sucesso de outra coleção, o Brasil Visto do Espaço, que desde 2001 possibilita o acesso fácil e gratuito a imagens do satélite Landsat por parte de um público variado, que vai desde técnicos até agricultores, professores e estudantes de todos os níveis. O site, que já está aberto ao público no endereço http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br , está batendo recordes de acesso e já chegou a registrar picos de 1,5 milhão de hits.

O Brasil em Relevo foi gerado a partir de dados obtidos pelo ônibus espacial Endeavour, da Nasa, durante a missão SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission), uma parceria das agências espaciais dos Estados Unidos, Alemanha e Itália. O Brasil é um dos primeiros países no mundo a disponibilizar este trabalho, cobrindo todo o seu território. A coleção oferece diversos tipos de aplicações, como por exemplo em programas de manejo de bacias hidrográficas, de melhoria da infra-estrutura rural, de conservação de solos e preservação de recursos florestais, no apoio ao cumprimento do código florestal, na gestão dos recursos hídricos e na melhoria da cartografia topográfica disponível, principalmente na Amazônia.

Para o evento de aniversário da Embrapa foi apresentada a homepage da coleção e e vídeos demonstrativos com imagens em três dimensões. Através deles, foi possível realizar um "sobrevôo" e visualizar, por exemplo, a região de Iperó, no interior de São Paulo, onde há uma elevação de 700 metros, isolada em meio a um lugar plano, ou ainda a Serra do Corumbataí e o encontro do Rio Piracicaba com o Tietê, com direito a uma visualização em três dimensões do restos da antiga cratera do vulcão de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

O projeto segue o mesmo formato do anterior Brasil Visto do Espaço. Qualquer cidadão pode visualizar a topografia de cada Estado brasileiro em diversas escalas. O usuário pode realizar consultas por município, ter a sua disposição uma série de explicações sobre o uso potencial destas informações e a visualização em 3D das principais bacias hidrográficas do país. Graças ao software desenvolvido pela Unidade, enquanto consulta a topografia de determinada área o usuário poderá confrontar as visualizações do relevo com as imagens Landsat correspondentes.

Para a realização do trabalho, um gigantesco arquivo foi recuperado e tratado matematicamente pelos pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, permitindo reconstituir o relevo do país, como nas cartas topográficas, só que de forma digital e homogênea. Cada área de 90 por 90 metros do território nacional passa a ter agora uma medida altimétrica bastante precisa, inclusive os acidentes geográficos mais inacessíveis, onde nunca foi possível medir as altitudes manualmente. Os dados numéricos originais, direcionados aos usuários especializados em geoinformação, também estarão disponíveis para download.


O Chefe-Geral da Unidade, o Ministro da Agricultura,
Roberto Rodrigues, e o Presidente da Embrapa, Silvio Crestana

Autoridades observam algumas aplicações e recursos da
coleção Brasil em Relevo

 


Exemplo em 3D de elevação na região de Iperó, SP

Imagem com o relevo do Estado de São Paulo