VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 5, julho 2005.

 

Embrapa Monitoramento por Satélite recebe a visita da coordenadora da UTSIG, do Haiti

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, entre os dias 04 e 08 de julho, a visita da coordenadora da Unidade de Teledetecção e Sistemas de Informação Geográfica do Haiti - UTSIG, Gina Porcena. A visita faz parte do projeto de cooperação técnica entre a Embrapa, através da Agência Brasileira de Cooperação - ABC, e o governo do Haiti na área de Sistemas de Gestão Territorial. O projeto deverá apoiar a elaboração de políticas públicas voltadas para reflorestamento e preservação do meio ambiente no país.

Durante a visita, Gina Porcena realizou um seminário sobre as atividades desenvolvidas pela UTSIG. Também seguiu uma programação de visitas, que incluiu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, o programa de Observação da Terra, empresas de geotecnologia e cartografia de São José dos Campos, SP, Universidade de Campinas - Unicamp e zonas rurais de Campinas, Jaguariúna e Holambra.

A Embrapa Monitoramento por Satélite vai colocar sua experiência no desenvolvimento de sistemas de gestão territorial a serviço do projeto de cooperação com o país. O Governo do Haiti tem feito um esforço, através da UTSIG, para desenvolver instrumentos de gestão territorial com base em sistemas de informação geográfica e imagens de satélite. No entanto, o país ainda não dispõe de uma boa base integrada, e digital, deste material. O processamento e a integração desses dados orbitais, cartográficos e numéricos num sistema de gestão territorial, permitiria uma ampla e ágil utilização na formulação de políticas públicas e projetos de desenvolvimento.

Formas inadequadas de manejo vêm provocando a degradação dos solos, das águas, da vegetação e da biodiversidade do Haiti. Projetos visando a preservação, a conservação e a produção de recursos hídricos, bem como seu manejo, necessitam de boas informações espaciais e geográficas. O mesmo ocorre com os programas de combate à erosão de solos, recuperação da vegetação natural, diversificação das atividades agrícolas, de implantação de infra-estrutura e logística. 

Missão de Paz

Atendendo a uma demanda do Ministério da Defesa no ano passado, a Embrapa Monitoramento por Satélite apoiou a Missão de Paz da ONU no Haiti, sob comando do Exército Brasileiro, fornecendo uma série de imagens de satélite e cartas-imagens do país. O conjunto de documentos inclui uma visão completa do país com 15 metros de detalhe, imagens e dados numéricos do relevo do Haiti e um detalhamento da capital Porto Príncipe, com resolução de 70 cm. O material é usado no apoio ao patrulhamento da cidade, a proteção de bens públicos, de autoridades, de equipamentos coletivos, entre outras ações.


Coordenadora do UTISG, do Haiti, e pesquisadores
da Embrapa Monitoramento por Satélite


Gina Porcena durante seminário onde apresentou
os trabalhos desenvolvidos no Haiti