VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 5, julho 2005.

 

Embrapa, em parceria com o Ministério da Agricultura, vai desenvolver projeto para definição de índices de sustentabilidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite, aprovou projeto para a definição de índices de sustentabilidade para produtos agropecuários em bases territoriais, com apoio de geotecnologias e informações de monitoramento por satélite. O projeto vai de encontro à necessidade de garantir a competitividade do agronegócio nacional e atender às exigências dos importadores e consumidores internos não só quanto à qualidade e sanidade dos alimentos ofertados mas também com a conservação ambiental das áreas produtivas.

Segundo o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Aldo Roberto Ometto, há uma preocupação cada vez maior do mercado internacional com a sustentabilidade da área produtiva e não só com o produto agrícola em si. O estabelecimento de indicadores que possam ser reconhecidos internacionalmente, vai permitir o acompanhamento e a validação das tecnologias de produção, da sustentabilidade do uso do solo e do monitoramento do ciclo de vida dos produtos agropecuários.

As primeiras ações, dentro do projeto, visam definir os princípios gerais de sustentabilidade da agricultura brasileira, para todos os produtos e para todo o território nacional - a primeira etapa para a formatação de um Índice de Sustentabilidade para produtos agropecuários com base territorial. A cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo será o primeiro teste. Numa segunda etapa serão definidos os critérios próprios de cada cadeia produtiva, com base no ciclo de vida, e em seguida, estabelecidos os padrões, considerando a área, o bioma onde a cadeia atua.

O plano de trabalho prevê a participação de setores representativos do negócio agrícola, da área de ciência e tecnologia e de instituições públicas e privadas, através de uma rede de gestão do conhecimento, inovação e negócios, alimentada com dados científicos da gestão territorial sustentável da agricultura brasileira.