VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 8, outubro 2005.
 

Projeto "Sustentabilidade Agrícola na Amazônia" é apresentado durante o evento Mercado Floresta

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das unidades representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária a expor resultados de pesquisa na região amazônica, durante o Mercado Floresta. O projeto "Sustentabilidade Agrícola na Amazônia", responsável pelo acompanhamento de cerca de 400 propriedades que se enquadram no modelo de agricultura familiar, em Rondônia, foi o tema do estande da Unidade durante o evento, que aconteceu de 05 a 08 de novembro em São Paulo, na Oca do Ibirapuera.

O evento teve a presença de figuras importantes da sociedade civil e governamental, como a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Secretário Nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, a Ministra Interina do Comércio Exterior da Holanda, Maria Van der Hoeven, o economista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais na França, entre outros.

Há cerca de 20 anos a Embrapa Monitoramento por Satélite faz o acompanhamento sistemático da colonização em floresta tropical úmida, na região de Machadinho d'Oeste (RO), gerando um acervo de dados técnicos e temporais, georreferenciados e informatizados, sobre a agricultura familiar na Amazônia e a sustentabilidade dos sistemas de produção em uso. A cada três anos, um novo levantamento de campo é realizado pela equipe da Embrapa. No último, ocorrido em agosto deste ano, teve o apoio de imagens de satélites de alta resolução espacial e do sensor radar do SIVAM, empregadas em cada lote pesquisado.

O projeto, previsto para durar 100 anos, tem como objetivos básicos o monitoramento anual do uso das terras, a partir de imagens de satélite, a caracterização dos sistemas de produção praticados e ações de pesquisa participativa, utilizando cerca de 250 variáveis biofísicas, sociais, econômicas e agronômicas. O monitoramento deve produzir, ao longo do tempo, indicadores sobre a sustentabilidade agrícola na região, referenciais sobre o desempenho dos diversos cultivos, sobre as influências reais das políticas públicas, a assistência, a pesquisa, o financiamento e sobre como esses sistemas locais reagem às chamadas externalidades.


Pesquisador João Alfredo de Carvalho Mangabeira,
no estande da Unidade,


Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (centro), ao
lado de João Mangabeira e outros pesquisadores da Embrapa