VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 9, novembro 2005.

 

Gestão territorial e Índice de Sustentabilidade ligam Unidade às prioridades estratégicas do MAPA

A Embrapa Monitoramento por Satélite está trabalhando na montagem de um sistema de gestão territorial para problemas de sanidade vegetal e animal. O sistema inicial é voltado para o problema da aftosa no Mato Grosso do Sul, com ênfase na região de fronteira. Com esta ação, a Embrapa Monitoramento por Satélite passa a ter participação direta em pelo menos três das dez prioridades estratégicas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o período de 2005-2006. Entre as prioridades, que implicam em ações interinstitucionais, nove são em áreas finalísticas e uma em gestão.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, o controle sanitário tem relação direta com gestão territorial, já que as questões percorrem desde o âmbito local até o internacional." Quando se enfrentam problemas com sanidade, toda a argumentação tem base territorial", completa Miranda.

Além do Controle Sanitário, a Unidade tem ação na prioridade que trata do Desenvolvimento Sustentável, devendo atuar no desenvolvimento e implantação do indicador Índice de Sustentabilidade. A terceira prioridade é Agroenergia, em que a Unidade vem discutindo, com a presidência da recém instalada Câmara Setorial de Plantas Oleaginosas e Biodiesel, o desenvolvimento de um sistema de gestão territorial com ênfase na Amazônia Legal.