VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 10, dezembro 2005.


Haiti

A Embrapa Monitoramento por Satélite, atendendo a uma demanda do Ministério da Defesa em 2004, apoiou a Missão de Paz da ONU no Haiti, sob comando do Exército Brasileiro, fornecendo uma série de imagens de satélite e cartas-imagens do país. Desde então, a Unidade estendeu o apoio fornecendo, a oficiais que participarão da missão, treinamento em produtos e aplicativos desenvolvidos para o Haiti, como softwares de geoprocessamento e técnicas de análise espacial. Entre as corporações atendidas neste ano, estão o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, a 11ª e a 12ª Brigadas de Infantaria Leve.


Pesquisador e Chefe-Adjunto da ACN,
José Roberto Miranda faz abertura do treinamento


Treinamento para oficiais que integraram Missão de Paz
abordou técnicas de análise espacial



Marcando ainda as ações da Unidade, voltadas para o Haiti, está a visita da coordenadora da Unidade de Teledetecção e Sistemas de Informação Geográfica do Haiti - UTSIG, Gina Porcena, em julho deste ano. A visita fez parte do projeto de cooperação técnica entre a Embrapa, através da Agência Brasileira de Cooperação - ABC, e o governo do Haiti na área de Sistemas de Gestão Territorial.


Coordenadora do UTISG, do Haiti, e pesquisadores
da Embrapa Monitoramento por Satélite


Visitas

Foram registradas quase 200 visitas recebidas formalmente pela Embrapa Monitoramento por Satélite. Entre os destaques, está a visita de uma delegação de pesquisadores chineses, de representantes da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, da Adesg/Campinas - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, de professores da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, entre outros.


Durante a visita da EsAO foram apresentados os projetos
da Unidade em cooperação com Exército


Representantes da Adesg são recebidos na Unidade


Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Em setembro, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General-de-Exército Jorge Armando Felix. Durante a visita, o Ministro pôde conhecer novos trabalhos em desenvolvimento na Unidade, entre eles o projeto de sistema de gestão territorial da agricultura. Em 2004, a Unidade entregou à Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do GSI-PR o Sistema de Assentimento Prévio, desenvolvido para apoiar o monitoramento da exploração de recursos naturais no território nacional. Implantado dentro do Gabinete de Segurança Institucional, novas aplicações foram logo incorporadas no sistema para sua utilização também no Gerenciamento de Crises.


General-de-Exército Jorge Armando Felix e o Chefe-Geral da
Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda



Embrapa & Escola


A Embrapa Monitoramento por Satélite, dentro do programa Embrapa & Escola promoveu, em 2005, uma série de ações para estudantes e professores de todos os níveis, que incluíram palestras, exposição de produtos cartográficos, bate-papo virtual, geração de  imagens de diferentes satélites e a Mostra/Exposição do projeto Brasil em Relevo. As palestras, voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Campinas e região, abrangeram temas relacionados ao meio ambiente e às atividades da Embrapa e atingiram cerca de 700 estudantes.

Ainda dentro do programa Embrapa & Escola, foi realizada a  segunda edição do "Chat - Interatividade em Tempo Real". O bate-papo virtual aconteceu no dia 06 de outubro e colocou em contato cerca de 20 professores e alunos da rede estadual de ensino e 5 pesquisadores da Embrapa. O grupo trocou  informações sobre o tema A Água e a Humanidade com especialistas da Unidade das áreas de geologia, agrometeorologia, recursos hídricos, vegetação e sensoriamento remoto. O Chat  tem como objetivo testar uma ferramenta inovadora no compartilhamento do conhecimento e apoiar a inclusão digital, estimulando a interdisciplinaridade. A iniciativa é um parceria com a Diretoria de Ensino Região Campinas Leste.


Palestras atingiram um público de cerca de 350
estudantes do ensino fundamental


Pesquisadora Cristina Criscuolo, da Embrapa, apresenta
trabalhos desenvolvidos pela Unidade



Pesquisadora Denise Bacci em contato com professores,
da sede da Embrapa Monitoramento por
Satélite


Em sala da Diretoria de Ensino, professores dão início
ao bate-papo virtual com pesquisadores da Embrapa




Responsabilidade Social


Em 2005, a Embrapa Monitoramento por Satélite firmou sua participação no Fórum Regional Permanente Pela Cidadania e Solidariedade de Campinas, criado por iniciativa de empresas e organizações sociais para articular ações e, entre outras coisas, divulgar os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pelas Nações Unidas. Neste ano, durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, os membros do Fórum organizaram o seminário "Fazendo a Nossa Parte” e a II Caminhada pela Cidadania e Solidariedade.

Entre outras ações sociais, realizadas internamente, destacam-se a Campanha do Agasalho, para o Lar dos Velhinhos de Campinas, para o Centro Assistencial Vedruna e ainda o Programa Permanente de Racionalização do Uso de Papel e Cartucho, lançado neste ano.


Caminhada na Lagoa do Taquaral fechou a
Semana
pela Cidadania e Solidariedade em Campinas


Campanha do Agasalho de 2005 foi realizada em
parceria com Governo
do Estado




Presença na mídia


A Embrapa Monitoramento por Satélite marcou presença na mídia, durante o o ano de 2005, com cerca de 200 matérias jornalísticas e artigos, publicados em 55 veículos de comunicação diferentes, nacionais e internacionais. A média da Unidade é de 1 publicação a cada dois dias, em jornais, revistas, rádios, TV e na Internet.

Serviço de Atendimento ao Cidadão


O SAC da Embrapa Monitoramento por Satélite, que presta informações sobre a Embrapa e seus trabalhos, registrou, em 2005, mais de 3 mil atendimentos - através de e-mail, telefone, carta e atendimento pessoal.