VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 10, dezembro 2005.
 
Embrapa Monitoramento por Satélite marca presença em feiras, em 2005, com projetos e lançamentos
 
O monitoramento da biodiversidade em sistemas agrícolas, o projeto Sustentabilidade Agrícola na Amazônia, sistemas de gestão territorial e o lançamento da coleção Brasil em Relevo foram os destaques da Embrapa Monitoramento por Satélite na participação em importantes feiras do setor, em 2005.


Agrishow 2005 e GEOBrasil 2005

No Agrishow Ribeirão Preto 2005, que aconteceu de 16 a 21 de maio, a Unidade esteve presente no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o lançamento do Brasil em Relevo, projeto desenvolvido a partir de dados do radar SRTM, da Nasa, e também no estande da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto - ABAG/RP, apresentando o Sistema de Gestão Territorial, desenvolvido para a região. Estes trabalhos foram os destaques também na GEOBrasil 2006 - 6º Congresso e Feira Internacional de Geoinformação, realizada em São Paulo, de 31 de maio a 2 de junho.


Presidente da Embrapa, Silvio Crestana, e o
Técnico Paulo Franzin, em estande no Agrishow


Público do Geo Brasil 2006 pôde conhecer os projetos
mais recentes da Unidade


Mercado Floresta

No evento Mercado Floresta, que aconteceu em novembro, em São Paulo, a Unidade expôs os resultados de pesquisas realizadas na região amazônica, como o projeto "Sustentabilidade Agrícola na Amazônia", responsável pelo acompanhamento, há 20 anos, de cerca de 400 propriedades que se enquadram no modelo de agricultura familiar, em Rondônia.


Pesquisador João Alfredo de Carvalho Mangabeira,
no estande da Unidade


Biofach - Expo Sustentat

O estudo de caso realizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, com a avaliação da biodiversidade em sistemas agrícolas como a cana-de-açúcar orgânico, foi a principal atração da Embrapa Monitoramento por Satélite na Expo-Sustentat - I Feira Internacional de Bens e Serviços Sustentáveis. O evento, voltado totalmente para o mercado sustentável, aconteceu de 15 a 18 de novembro, no Rio de Janeiro, simultaneamente à BioFach América Latina, que há três anos reúne especialistas do mercado orgânico.


Monitoramento da biodiversidade na agricultura
foi destaque na Expos-Sustentat