VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 10, dezembro 2005.


Sistema de Gestão Territorial e o lançamento do
Brasil em Relevo são os destaques
da Embrapa Monitoramento por Satélite no primeiro semestre

As comemorações pelo aniversário da Embrapa, em 26 de abril deste ano, marcaram o lançamento da Coleção Brasil em Relevo, um conjunto de imagens geradas pela Embrapa Monitoramento por Satélite com base em dados de relevo, que está disponível para qualquer usuário, por meio da Internet. O Brasil em Relevo segue o sucesso de outra coleção, o Brasil Visto do Espaço, que desde 2001 possibilita o acesso fácil e gratuito a imagens do satélite Landsat por parte de um público variado.

As imagens foram geradas a partir de dados obtidos pelo ônibus espacial Endeavour, da Nasa, durante a missão SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission). O Brasil é um dos primeiros países no mundo a disponibilizar este trabalho, cobrindo todo o seu território. A coleção oferece diversos tipos de aplicações, como por exemplo em programas de manejo de bacias hidrográficas, de melhoria da infra-estrutura rural, de conservação de solos e preservação de recursos florestais, na gestão dos recursos hídricos e na melhoria da cartografia topográfica disponível, principalmente na Amazônia. Para acesar o Brasil em Relevo, basta acessar http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br .

Sistema de Gestão Territorial

Desenvolvido pela Embrapa, com o apoio da FAPESP e em parceria com a UNICAMP, IAC e ABAG-Ribeirão Preto, o Sistema de Gestão Territorial abrangeu uma área de cerca de 52 mil km2, incluindo 125 municípios do Estado de São Paulo, e utilizou imagens de diversos satélites para o mapeamento do uso e cobertura das terras em 1988 e 2003. O estudo permite a avaliação de políticas públicas e dos impactos ambientais, sociais e econômicos da atividade agropecuária e possibilita ainda a construção de cenários de acordo com as políticas ambientais e agrícolas adotadas. Durante o ano, o Sistema foi apresentado em vários instâncias, como para o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.


Carlo Lovatelli (ABAG), Mônika Bergamaschi, (ABAG/RP) e o Chefe da Unidade,
Evaristo de Miranda, durante apresentação do sistema de gestão territorial
para o
Governador Geraldo Alckmin (centro)