VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 10, dezembro 2005. 


Unidade desenvolve projetos sobre Indicadores de Sustentabilidade para produtos agropecuários e biodiversidade na agricultura

 
A Embrapa Monitoramento por Satélite e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento firmaram parceria, em julho deste ano, para um projeto de definição de indicadores de sustentabilidade para produtos agropecuários em bases territoriais. O projeto, já em desenvolvimento, conta com o apoio de geotecnologias e informações de monitoramento por satélite e vai de encontro à necessidade de garantir a competitividade do agronegócio nacional e atender às exigências dos importadores e consumidores internos, não só quanto à qualidade e sanidade dos alimentos ofertados mas também com relação à conservação ambiental das áreas produtivas. O plano de trabalho prevê a participação de setores representativos do negócio agrícola, da área de ciência e tecnologia e de instituições públicas e privadas, por meio de uma rede de gestão do conhecimento, inovação e negócios, alimentada com dados científicos da gestão territorial sustentável da agricultura brasileira.
 

Biodiversidade

Há mais de 20 anos, a Embrapa Monitoramento por Satélite vêm desenvolvendo métodos para a avaliação da biodiversidade em sistemas agrícolas, com aplicação em diversos tipos de propriedades rurais. Fazendas da Usina São Francisco, produtora de cana-de-açúcar orgânico no Noroeste do Estado de São Paulo, foram selecionadas para um estudo de caso que comprovou o aumento da biodiversidade faunística. A dinâmica espacial e temporal do uso das terras na área estudada foi toda documentada com base em imagens de satélite, geoprocessamento e trabalhos de campo, permitindo quantificar e cartografar os ganhos de biodiversidade. As áreas da Usina foram objeto de levantamentos intensivos, entre 2002 e 2003, que identificaram 248 espécies de vertebrados - quando, num plantio convencional de cana, não se contam mais do que 30.