VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 01, Janeiro/Fevereiro 2006.


Proposta prevê desenvolvimento de sistema de informação voltado para a logística do agronegócio

A Embrapa Monitoramento por Satélite apresentou uma proposta de estudo para o Secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, para o desenvolvimento de um Sistema de Informação para Gestão Territorial Macrologística. A proposta atende à demanda da própria Secretaria. O projeto poderá oferecer uma identificação detalhada e espacial dos modais logísticos do país, com base em imagens de satélite e dados socioeconômicos.

A idéia é que o sistema possa auxiliar na formulação de políticas de desenvolvimento nacional, regional e local do agronegócio no Brasil. "O sistema vai fornecer parâmetros para uma discussão mais profunda sobre os gargalos logísticos, sobre a expansão da agricultura, escoamento da produção e insumos", explica o Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda. Para ele, um dos grandes problemas de apoio ao setor de transporte de carga encontra-se na inexistência de uma base de dados estatística e análises abrangentes e contínuas destas informações.

Para a implementação do projeto, deve ser feito um mapeamento da produção agrícola no Brasil, abrangendo aspectos como áreas de expansão, renda, exportações, pólos produtores, canais de escoamento, e ainda um retrato atual do país com relação à rodovias, hidrovias, ferrovias, armazéns e portos.