VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 01, Janeiro/Fevereiro 2006.


Embrapa e representantes da cadeia da cana-de-açúcar discutem Índices de Sustentabilidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite apresentou, no último dia 08, o projeto de definição de índices de sustentabilidade para produtos agropecuários a representantes da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – Única e do Centro de Tecnologia Canavieira – CTC. O encontro com representantes da cadeia da cana-de-açúcar procurou discutir apoio técnico, operacional e institucional ao projeto.

A adoção de indicadores de sustentabilidade vai de encontro à necessidade de garantir a competitividade do agronegócio nacional e atender às exigências dos importadores e consumidores não só quanto à qualidade e sanidade dos alimentos ofertados mas também com a conservação ambiental das áreas produtivas. A primeira etapa, que prevê a definição dos princípios gerais de sustentabilidade da agricultura brasileira, já está em fase de conclusão. Agora, numa etapa seguinte, começam a ser trabalhados os critérios de sustentabilidade próprios de cada cadeia produtiva. A cana-de-açúcar será a primeira cadeia a discutir seus critérios. O trabalho prevê a participação de setores do negócio agrícola, da área de ciência e tecnologia e de instituições públicas e privadas.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é apoiado em geotecnologias e informações de monitoramento por satélite.