VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 03, Maio 2006.

Sistema de Gestão para a fronteira foi tema de palestra em reunião do Conselho Agropecuário do Sul

O Sistema de Gestão Territorial para Defesa Agropecuária na Faixa de Fronteira foi apresentado para ministros da agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai durante a IX Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), no dia 10 de abril, em Brasília (DF). O Sistema está sendo desenvolvido para a Secretaria de Defesa Agropecuária (MAPA) pela Embrapa Monitoramento por Satélite e deve apoiar ações para prevenção, controle e monitoramento de riscos sanitários, com ênfase na febre aftosa. A área abrangida pelo sistema compreende a fronteira do Brasil com o Paraguai, Bolívia, Peru, Uruguai e Argentina.

O Secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, e o Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, apresentaram o sistema mostrando inclusive sua operação para os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além da apresentação, a Embrapa Monitoramento por Satélite expôs três pôsteres com imagens de diferentes satélites: um do território brasileiro e sua fronteira com os países vizinhos; um segundo, do Estado do Mato Grosso; e ainda um pôster do município de Japorã (MS) em detalhe.

O Conselho é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da agricultura dos seis países membros e, durante o encontro, discutiram assuntos de interesse regional, como saúde animal e vegetal, negociações agrícolas e políticas agropecuárias.

Com o sistema, tudo o que ocorre dentro de 25 km de cada lado da fronteira, como por exemplo as pastagens, as propriedades, as estradas e as passagens de gado, será mapeado, com base em imagens de satélite. Cada prefeitura localizada na faixa de fronteira vai receber um pacote de informações sobre seu município, favorecendo a articulação local entre municípios e produtores. Um segundo módulo será entregue aos governos estaduais, que poderão enriquecer o sistema com dados das secretarias estaduais de agricultura.

"O sistema vai funcionar como apoio à tomada de decisão, fornecendo subsídios para a Secretaria de Defesa Agropecuária tomar iniciativas em momentos de crise e também planejar ações preventivas", explica o Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda. Uma ampla base de dados da região integrará o sistema, que estará disponível em ambiente de Internet, de fácil acesso e utilização na Secretaria de Defesa Agropecuária.


Ministros dos países do Mercosul assistem apresentação do sistema
para
a defesa agropecuária na fronteira brasileira


Representantes dos países membros e o Ministro da Agricultura,
Roberto
Rodrigues (centro)