VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 04, Junho 2006.

 

Brasil em Relevo: concluída a disponibilização dos dados numéricos originais de elevação dos estados brasileiros

Desde o início de junho, estão disponíveis no website do projeto Brasil em Relevo os dados numéricos originais de relevo e topografia de todos os estados brasileiros, obtidos pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), da Nasa. Os dados foram utilizados pela Embrapa Monitoramento por Satélite para reconstituir o relevo do país de forma digital e homogênea.

As imagens do relevo realçado, geradas para o projeto Brasil em Relevo, estão disponíveis na Internet há um ano, permitindo ao usuário leigo "sobrevoar" a topografia de cada Estado brasileiro em diversas escalas, com um simples clique. Agora os usuário especializados em geoinformação terão acesso aos Modelos Numéricos de Elevação que serviram de base para o projeto.

Os dados têm diversos tipos de aplicações, como por exemplo em programas de manejo de bacias hidrográficas, de melhoria da infra-estrutura rural, de conservação de solos e preservação de recursos florestais, no apoio ao cumprimento do código florestal, na gestão dos recursos hídricos e na melhoria da cartografia topográfica disponível, principalmente na Amazônia.

O Brasil em Relevo segue o sucesso de outro projeto, o Brasil Visto do Espaço, que desde 2001 possibilita o acesso fácil e gratuito a imagens do satélite Landsat por parte de um público variado, que vai desde técnicos até agricultores, professores e estudantes de todos os níveis.

Acesse: http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br


Imagem do relevo realçado da região da Serra Gaúcha

Mesma região, com o Modelo Numérico de Elevação