VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 05, Julho 2006.


Embrapa Monitoramento por Satélite recebe a visita de oficiais da EsAO

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu no dia 10 julho a visita de representantes da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército - EsAO. Cerca de 44 oficiais do Exército Brasileiro e membros do corpo docente da EsAO foram recebidos na Unidade. Durante cinco dias, os oficiais permaneceram na região de Campinas realizando exercícios militares e programas de visitas para o contato com novas tecnologias.

Como parte da programação, foram apresentados alguns trabalhos já realizados em cooperação com o Exército Brasileiro. Os oficiais puderam conhecer melhor o Sistema de Assentimento Prévio e Gestão de Crises, desenvolvido para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o Monitoramento Orbital de Queimadas, realizado pela Embrapa desde 1991, e sistemas de tratamento de imagens de satélite, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e sistemas orbitais de alta resolução espacial. Também foi apresentado o projeto Brasil em Relevo e os produtos gerados pela Embrapa como colaboração para a Missão de Paz do Exército Brasileiro no Haiti.


Oficiais permaneceram em Campinas por uma semana
para a realização de exercícios militares

Durante a visita, foram apresentados alguns trabalhos
realizados pela Embrapa em cooperação com o Exército Brasileiro



Unidade encerra terceira edição da campanha interna para doação de agasalhos


A Embrapa Monitoramento por Satélite encerrou no dia 14 de julho a sua participação na Campanha do Agasalho 2006. A campanha, que contou com a colaboração dos 45 funcionários da Unidade, arrecadou cerca de 300 peças de roupas - 15% a mais que no ano anterior. As doações foram entregues para a Secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas. É o terceiro ano consecutivo que a Embrapa Monitoramento por Satélite promove a campanha interna para arrecadação de agasalhos e a segunda vez que ela é realizada em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.


Campanha do Agasalho arrecadou 300 peças

Doações foram entregues para a Secretaria de Cidadania,
Trabalho, Assistência e Inclusão Social


Grupo Balbo e Embrapa Monitoramento por Satélite realizam Reunião Técnica


Gestão Territorial do Agronegócio: Uma Inovação Tecnológica foi o tema da Reunião Técnica entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Diretor da Usina São Francisco, Leontino Balbo Júnior, realizada no dia 4 de julho. Durante o evento, Balbo apresentou palestra sobre o Manejo Agroecológico da Cana-de-Açúcar e o Projeto Cana Verde. A Usina São Francisco é pioneira na produção em escala industrial do açúcar orgânico no Brasil. O produto é resultado de um trabalho de pesquisa iniciado em 1987, o Projeto Cana Verde, que propõe métodos de produção alternativos.

Desde 2002, as fazendas da Usina servem como estudo de caso para o trabalho da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a biodiversidade faunística em propriedades rurais que trocaram o sistema convencional de produção pelo sistema orgânico.
Através de levantamentos, realizados entre 2002 e 2003, foram identificadas 248 espécies nas áreas estudas - num plantio convencional de cana, não se contam mais do que 30 -, entre elas, espécies raras como onça-parda, bugio, jaguatirica, tamanduá-bandeira, lobo-guará e lontra. Para o estudo, a dinâmica espacial e temporal do uso das terras foi toda documentada com base em imagens de satélite, geoprocessamento e trabalhos de campo, permitindo quantificar e cartografar os ganhos de biodiversidade.


Representante do Grupo Balbo falou sobre o manejo
agroecológico da cana-de-açúcar


Área Técnica da Embrapa participou da Reunião



Workshop apresenta projeto de Gestão Integrada de Processos e Sistemas da Embrapa

A Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Gestão e Estratégica (Embrapa/Sede) realizaram em Brasília, DF, de 21 a 23 de junho, workshop sobre Gestão Integrada de Processos e Sistemas da Embrapa. O objetivo do workshop foi apresentar, discutir e validar a proposta de mapeamento dos processos da Embrapa e seus indicadores de desempenho e foi destinado a chefes das Unidades da Embrapa e pessoas que trabalham com desenvolvimento institucional e gestão de processos. A idéia dos organizadores foi de obter um ajuste dos processos identificados nas Unidades, propor uma terminologia comum aos processos e um conjunto de indicadores de acompanhamento e avaliação do desempenho dos respectivos processos, ainda apresentar e validar a utilização do software "árvore hiperbólica", desenvolvido pela Embrapa para ilustrar a hierarquia e as inter-relações da estrutura de processos da Empresa e facilitar a organização e recuperação das informações.


Pesquisador Ivo Pierozzi Jr apresentou projeto de Gestão Integrada



Oficiais estrageiros visitam a Embrapa Monitoramento por Satélite

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 29 de junho, a visita de quatro oficias estrageiros, representantes dos exércitos da Argentina, Chile, Espanha e Estados Unidos. Os oficiais, que são instrutores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), no Rio de Janeiro, realizavam visita técnica na Escola Preparatório de Cadetes, em Campinas. Além da Embrapa, estiveram na refinaria da Petrobrás, em Paulínia. Durante a visita, os oficiais tiveram conhecimento sobre as atividades da Embrapa Monitoramento por Satélite em cooperação com o Exército Brasileiro, sobre os sistemas utilizados pela Unidade para o tratamento de imagens de satélite, e ainda sobre projetos, como o Monitoramento Orbital de Queimadas e o Sistema de Assentimento Prévio e Gestão de Crises, desenvolvido para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.


Oficiais são instrutores da Escola de Comando e Estado-Maior
do Exército (Eceme)

Durante a visita, oficiais tiveram conhecimento sobre as atividades
da Embrapa em cooperação com o Exército Brasileiro





Pesquisador participa da produção do programa Globo Repórter

O pesquisador e Chefe da Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Roberto Miranda, participou, em junho, da produção do Globo Repórter sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha. O tema da reportagem foi sobre as interações da fauna existente no arquipélago e o pesquisador  atuou como consultor técnico e entrevistado. A EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão, com sede em Campinas, SP, foi a responsável pela produção do programa que deve ir ao ar em agosto.


O tema da reportagem foi sobre as interações
da fauna existente no arquipélago


Pesquisador da Embrapa atuou como consultor
técnico e entrevistado





Representantes da Embrapa e Bunge debatem oportunidades de colaboração


Embrapa e Bunge realizaram nos dias 8 e 9 de junho o primeiro workshop para discutir a viabilização de uma parceria entre as duas entidades. O objetivo geral do evento foi relacionar as competências em pesquisas em áreas estratégicas do agronegócio brasileiro e definir oportunidades de colaboração entre as duas organizações em temas de comum interesse para PD&I e transferência de tecnologia.

Representantes da Embrapa e da Bunge puderam colocar suas prioridades e oportunidades de colaboração em temas como: produção agrícola e meio ambiente; agricultura sustentável; recuperação de áreas degradadas; agroenergia; oferta e qualidade de alimentos; produção animal; solos e nutrição de plantas. O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, junto com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Edson Eygi Sano, falaram do tema monitoramento por satélite.


Monitoramento por satélite foi um dos temas do workshop
 


Integração Lavoura Pecuária

O pesquisador Luiz Carlos Balbino, da Embrapa Transferência de Tecnologia, proferiu palestra no dia 23 de junho, na Embrapa Monitoramento por Satélite, sobre o tema sobre Integração Lavoura Pecuária. O assunto pode proporcionar alguma interação com o projeto Índice de Sustentabilidade para Produtos Agropecuários com Base Territorial, que prevê o estabelecimento de um índice que permita o acompanhamento e a validação das tecnologias adotadas na produção, na sustentabilidade do uso das terras e no monitoramento do ciclo de vida dos produtos agropecuários, apoiado em geotecnologias e informações de monitoramento por satélite.



Unidade participa de curso para Defesa Civil

Funcionários do Departamento de  Defesa Civil de Campinas, que participaram do II Curso de Formação de Agentes para Defesa Civil, receberam palestras sobre conceitos básicos em monitoramento por satélite, no dia 9 de junho, na Embrapa Monitoramento por Satélite. As palestras envolveram temas como os satélites de monitoramento e exemplos de aplicações.


Palestras na Embrapa abrangeu conceitos básicos de
monitoramento por satélite

Satélites e suas aplicações  foram um dos temas



Pesquisadores participam de evento sobre mapeamento digital do solo

Os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, Gustavo Souza Valladares e Marcos Cicarini Hott, participaram do 2º Workshop Global sobre Mapeamento Digital do Solo (Global Workshop on Digital Soil Mapping), realizado de 4 a 7 de julho, no Rio de Janeiro, RJ. Os pesquisadores apresentaram trabalhos realizados em Rondônia - Spatial Variaility of Soil Physical Attributes in Machadinho d'Oeste (RO), Amazon Basin - e em São Paulo - GIS and Morfometric to Pedological Mapping.



3º Congresso Mundial de Relações Públicas

A Relações Públicas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Luciane Dourado, participou, entre 26 e 29 de junho, do 3º Congresso Mundial de Relações Públicas. O evento, ocorrido em Brasília, DF, foi uma realização do Conselho Federal de Relações Públicas (CONFERP) e da Global Alliance for Public Relations and Communication Management. O objetivo principal foi promover o encontro de profissionais e estudantes de Relações Públicas de todo o mundo, tendo como tema Relações Públicas: Vozes do Mundo.