VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 05, Julho 2006.


Imagens de satélite oferecem a alunos da rede estadual de Campinas um olhar diferente sobre a cidade

Cerca de 370 alunos, de 1ª a 4ª série, da Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, vizinhos da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas, SP, estão vendo pela primeira vez a própria escola, o bairro e a cidade sob um ângulo diferente. Desde maio, a Embrapa Monitoramento por Satélite vem desenvolvendo dentro do programa Embrapa & Escola o projeto "Outros Olhares de Campinas", em parceria com a Escola. O projeto, liderado pela Área de Comunicação e Negócios da Unidade, pretende elaborar um kit didático-pedagógico de jogos e atividades práticas utilizando imagens de satélite de alta resolução do bairro e da escola, introduzindo, através da brincadeira, os conceitos de paisagem e de lugar.

A pesquisadora Cristina Criscuolo, geógrafa e uma das coordenadoras do projeto, explica que a intenção é estimular a percepção dos alunos sobre a sua interação com a cidade, partindo da relação direta deles com o ambiente ao seu redor. "A iniciativa contribui para a democratização do uso das imagens de satélites no processo de ensino-aprendizagem, pois são ferramentas valiosas que podem auxiliar o estudante na construção do seu saber", destaca Criscuolo.

Após palestras e reuniões preparatórias junto aos professores, em junho foi a vez dos alunos começaram a ter o primeiro contato com as imagens de satélite. O primeiro passo no reconhecimento dos lugares onde os alunos mais convivem foi utilizar a máquina fotográfica. Eles registraram, por exemplo, o pátio da escola, a torre da igreja ao lado, a rua e a entrada da escola, árvores e prédios vizinhos. Depois foi a vez de desenharem livremente esses mesmos pontos, a partir da sua própria visão. Terminada esta etapa, eles foram então apresentados, a maioria pela primeira vez, às imagens produzidas pelos satélites. Ver a escola "de cima" foi surpreendente para muitos dos alunos, mas o mais importante foi reconhecer sua própria escola dentro do bairro, dentro da cidade e se sentir parte de toda esta paisagem.

A idéia do projeto é que, incentivando o aluno a conhecer a si mesmo e seu ambiente local, contribui-se para a formação do cidadão consciente, que tem responsabilidades, mas que também tem direitos que devem ser assegurados. "Um dos caminhos que podem despertar esse pensamento coletivo é a identificação do aluno com o seu lugar, é compreender como o lugar onde desenvolve suas atividades cotidianas possui interligação com outros lugares e como os ambientes mais distantes também interferem, construindo, alterando e transformando as paisagens", explica a pesquisadora Cristina Criscuolo.


Pesquisadora apresenta aos alunos imagens
de satélite de Campinas


Idéia do projeto é incentivar o aluno a conhecer a si mesmo e
seu ambiente local e  contribuir para a formação do cidadão consciente