Imagens de satélite oferecem a alunos da rede estadual de Campinas um
olhar diferente sobre a cidade
Cerca de 370 alunos, de 1ª a 4ª série, da Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, vizinhos da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas, SP, estão vendo pela primeira vez a própria escola, o bairro e a cidade sob um ângulo diferente. Desde maio, a Embrapa Monitoramento por Satélite vem desenvolvendo dentro do programa Embrapa & Escola o projeto "Outros Olhares de Campinas", em parceria com a Escola. O projeto, liderado pela Área de Comunicação e Negócios da Unidade, pretende elaborar um kit didático-pedagógico de jogos e atividades práticas utilizando imagens de satélite de alta resolução do bairro e da escola, introduzindo, através da brincadeira, os conceitos de paisagem e de lugar.
A pesquisadora Cristina Criscuolo, geógrafa e uma das coordenadoras do projeto, explica que a intenção é estimular a percepção dos alunos sobre a sua interação com a cidade, partindo da relação direta deles com o ambiente ao seu redor. "A iniciativa contribui para a democratização do uso das imagens de satélites no processo de ensino-aprendizagem, pois são ferramentas valiosas que podem auxiliar o estudante na construção do seu saber", destaca Criscuolo.
Após palestras e reuniões preparatórias junto aos professores, em junho foi a vez dos alunos começaram a ter o primeiro contato com as imagens de satélite. O primeiro passo no reconhecimento dos lugares onde os alunos mais convivem foi utilizar a máquina fotográfica. Eles registraram, por exemplo, o pátio da escola, a torre da igreja ao lado, a rua e a entrada da escola, árvores e prédios vizinhos. Depois foi a vez de desenharem livremente esses mesmos pontos, a partir da sua própria visão. Terminada esta etapa, eles foram então apresentados, a maioria pela primeira vez, às imagens produzidas pelos satélites. Ver a escola "de cima" foi surpreendente para muitos dos alunos, mas o mais importante foi reconhecer sua própria escola dentro do bairro, dentro da cidade e se sentir parte de toda esta paisagem.
A idéia do projeto é
que, incentivando o aluno a conhecer a si mesmo e seu ambiente local,
contribui-se para a formação do cidadão consciente, que tem
responsabilidades, mas que também tem direitos que devem ser
assegurados. "Um dos caminhos que podem despertar esse pensamento
coletivo é a identificação do aluno com o seu lugar, é compreender como
o lugar onde desenvolve suas atividades cotidianas possui interligação
com outros lugares e como os ambientes mais distantes também interferem,
construindo, alterando e transformando as paisagens", explica a
pesquisadora Cristina Criscuolo.
Pesquisadora apresenta aos alunos imagens de satélite de Campinas |
Idéia do projeto é incentivar o aluno a conhecer a si mesmo e seu ambiente local e contribuir para a formação do cidadão consciente |