VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 05, Julho 2006.


Estudo da biodiversidade faunística em plantio de cana foi apresentado a grupo da região de Uberaba

O trabalho de avaliação da biodiversidade faunística no plantio de cana verde/cana orgânica foi o tema da palestra apresentada pelo pesquisador da Embrapa, José Roberto Miranda, para representantes do setor sucroalcooleiro, ministério público, cooperativas, políticos e ambientalistas da região de Uberaba, MG. O evento aconteceu durante visita organizada pelo Grupo Balbo a instalações das usinas São Francisco e Santo Antônio, em Sertãozinho, SP. Os visitantes foram apresentados ao Projeto Cana Verde, modelo de produção que o Grupo deve implementar em novo empreendimento na região de Uberaba.

Desde 2002, as fazendas das usinas vêm servindo como estudo de caso para o trabalho da Embrapa Monitoramento por Satélite sobre a biodiversidade faunística em propriedades rurais. Através de levantamentos, realizados entre 2002 e 2003, foram identificadas 248 espécies nas áreas estudas - num plantio convencional de cana, não se contam mais do que 30 -, entre elas, espécies raras como onça-parda, bugio, jaguatirica, tamanduá-bandeira, lobo-guará e lontra. Para o estudo, a dinâmica espacial e temporal do uso das terras foi toda documentada com base em imagens de satélite, geoprocessamento e trabalhos de campo, permitindo quantificar e cartografar os ganhos de biodiversidade.

Hoje, cerca de 70% das áreas que pertecem às usinas tem o corte da cana mecanizado. Através da colheita de cana crua, consegue-se obter o máximo potencial da cultura, melhor interação da cana ao meio ambiente e a capacidade de condicionar e conservar as características físicas e químicas do solo. Com esse novo sistema, é reduzida a necessidade de aplicação de herbicidas, resíduos orgânicos industriais são utilizados como fonte de nutrientes e aplica-se ainda a prática de adubação verde em sistema de rotação de cultura. Foi seguindo esse sistema que o Grupo Balbo habilitou-se a obter a certificação de produtor orgânico de cana em larga escala.


Representantes de diversos setores da sociedade
participaram da visita

Pesquisador falou sobre estudo da Embrapa em áreas
de cana-de-açúcar