VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 07, ESPECIAL- Setembro 2006.

 

Missa de Sétimo Dia marca despedida do pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Marcelo Guimarães


Acontece neste dia 27 de setembro, em Campinas (SP), a Missa de Sétimo Dia do pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Marcelo Guimarães. O pesquisador faleceu no dia 22 de setembro, na Casa de Saúde de Campinas, devido a uma insuficiência respiratória após breve enfermidade.

Nascido em 1º de janeiro de 1969, em São Paulo, SP, Marcelo Guimarães era formado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Também na USP, tornou-se mestre em Ecologia, em 1999, desenvolvendo em sua dissertação a "Cartografia Ambiental da Região de Vitória da Conquista (BA)", baseada em sistemas de informação geográfica e monitoramento orbital.

Ingressou na Embrapa Monitoramento por Satélite em 15 de outubro de 2001, atuando na área de sensoreamento remoto e geoprocessamento, participando de projetos relacionados ao manejo e conservação dos recursos naturais e zoneamento agroecológico. Antes, em 1988, ainda na graduação foi aluno do pesquisador da Embrapa José Roberto Miranda, iniciando sua colaboração com a Unidade. Foi estagiário, fez sua iniciação científica na Embrapa Monitoramento por Satélite e desenvolveu seu mestrado sob orientação de José Roberto Miranda, que destaca a sua dedicação, empenho e competência. "O Marcelo contribuiu, como colaborador e depois como funcionário da Embrapa, para, além do seu amadurecimento profissional, a própria evolução da Unidade", ressalta Miranda.

Em menos de 5 anos como funcionário da Embrapa, além de exercer a função de pesquisador, Marcelo Guimarães ocupou os cargos de Presidente e de Secretário Executivo do Comitê Técnico Interno e também de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, este último até maio deste ano. "Ele sempre soube se integrar aos projetos da Embrapa Monitoramento por Satélite. Sua memória já está mais do que gravada no histórico desta Unidade", completa José Roberto Miranda.

Marcelo Guimarães coordenou importantes projetos e ações de pesquisa da Embrapa Monitoramento por Satélite, como o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão, o Brasil Visto do Espaço e o Sistema de Gestão Territorial da Associação Brasileira de Agronegócios de Ribeirão Preto - ABAG/RP. Outro projeto com participação de destaque do pesquisador foi o Mapa da Cobertura Vegetal do Brasil. O trabalho integra um programa internacional de pesquisa conhecido como Global Land Cover 2000, que foi coordenado por uma equipe de pesquisadores do Institute for Environment and Sustainability - IES com apoio da União Européia.

A esposa do pesquisador, Ana Artimonte Vaz, é pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologias, atuando no Escritório de Negócios de Campinas, SP. Ele deixa um filho, Antonio, de 1 anos e dois meses.