VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 08, Outubro/Novembro 2006.

Aftosa: imagens de satélite são entregues a quatro Estados da fronteira

Imagens de satélite dos municípios que estão na fronteira seca do país foram entregues pela Embrapa Monitoramento por Satélite a quatro Estados, entre os meses de setembro e outubro. A iniciativa faz parte das ações previstas pelo Sistema de Gestão Territorial para Defesa Sanitária, que está sendo desenvolvido pela Embrapa para a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com ênfase no problema da febre aftosa. As superintendências de defesa agropecúaria dos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam conjuntos de CD-ROMs com imagens de cada município da fronteira e ainda conjuntos de imagens impressas, que serão distribuídas para a cada prefeitura.

Em um ano, foram captadas imagens de satélite da faixa de fronteira, entre o Acre e o Paraná, cobrindo pontos estratégicos da defesa sanitária brasileira. O mapeamento dos pontos críticos foram levantados com imagens orbitais e alimentam o Sistema de Gestão Territorial para Defesa Sanitária. De acordo com o Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, as áreas fronteiriças são as mais preocupantes. O projeto vai ajudar, entre outras coisas, a identificar pontos mais vulneráveis à entrada de animais de outros países. "Somente no município sul-mato-grossense de Eldorado existem 42 estradas de acesso ao Paraguai", observa o pesquisador.

O coordenador do projeto, Alexandre Camargo Coutinho, explica que a intenção é cobrir toda a fronteira no futuro. Ele conta que o sistema é abastecido por imagens de alta resolução e também por dados locais repassados por habitantes da região. Coutinho diz que mesmo malhas viárias finas são registradas, assim como barreiras naturais, como rios. "Para uma gestão territorial adequada, é preciso informação detalhada", ressalta. A partir disso e com agilidade, é possível, por exemplo, estabelecer quais estradas devem ser fechadas para impedir a disseminação de uma doença em momentos de infestação.


Entrega de conjuntos de imagens em Rondônia

Apresentação dos produtos e do sistema em Mato Grosso