VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 08, Outubro/Novembro 2006.


Mudanças Globais


O pesquisador Mateus Batistella participou, de 09 a 12 de novembro, da Conferência Mundial sobre Mudanças Ambientais Globais (coordenada  pela Earth System Science Partnership), realizada em Beijing, China. Batistella coordenou a sessão paralela sobre a Amazônia, junto com o pesquisador Flávio Luizão, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A sessão teve seis apresentações orais e 54 pôsters, apresentando contribuições do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA).


Complexo Judiciário de Campinas


O pesquisador e Chefe Adjunto da Área de Comunicação, José Roberto Miranda, representou a Embrapa Monitoramento por Satélite no lançamento da pedra fundamental do complexo administrativo e judiciário federal de Campinas, no dia 25 de outubro. O complexo será construído em uma área de mais de 187 mil m², cedida pelo Exército Brasileiro e localizada ao lado do Aeroporto dos Amarais. O Exército já havia cedido parte de suas terras na Fazenda Chapadão para a Embrapa Monitoramento por Satélite, que está construindo sua nova sede numa área de 20 mil m2. As instituições existentes na cidade, que passarão a ter novo endereço, são a Justiça Federal, a Receita Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, a Advocacia-Geral da União, a Procuradoria da Fazenda Nacional e a Polícia Federal. Estiveram presentes no evento, além dos representantes das sete instituições que integrarão o complexo, o Prefeito Municipal de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército Francisco Roberto de Albuquerque.


Embrapa e IEAv

Está no ar, desde outubro, o website com o trabalho de cooperação entre a Embrapa e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Centro Técnico Aeroespacial (CTA). O convênio prevê um estudo conjunto das aplicações da imagem radar, principalmente na agricultura. Através dele, pretende-se intensificar os trabalhos de pesquisa que utilizem imagens de radares de abertura sintética (SAR) no monitoramento territorial, avaliar o potencial e valorizar os dados gerados pelo sensor SAR, instalado na aeronave R-99. O website apresenta o convênio de cooperação entre as duas instituições, seus objetivos e os resultados alcançados até o momento. A  primeira missão realizada dentro do convênio de cooperação abrangeu a região de Machadinho D'Oeste, RO, onde a Embrapa Monitoramento por Satélite realiza estudos desde a década de 80. Em 2005, foi realizado um sobrevôo sobre os municípios de Campinas e Holambra (SP). Os dados gerados até o momento estão sendo testados para classificação do uso e cobertura das terras e mapeamentos do meio físico.

Acesse: http://www.ieav.cnpm.embrapa.br



Guia Brasil 2007

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das convidadas para o no lançamento do Guia Brasil 2007, uma publicação do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. O Chefe Adjunto da Área de Comunicação e Negócios, José Roberto Miranda, representou a Unidade no evento, que aconteceu no dia 09 de outubro. Durante o lançamento, foram premiados os melhores hotéis, restaurantes e atrações do ano e lançado um novo website do Guia Quatro Rodas, o Viaje Aqui (www.viajeaqui.com.br). Fazendo uma referência ao brasileiro que alcançou as estrelas, em 2006, a noite do lançamento contou com a presença do astronauta Marcos Pontes, que fez a entrega de alguns prêmios aos melhores do ano e ainda do Prêmio Especial 20 Anos de Estrelas. Desde 2003 a Embrapa Monitoramento por Satélite mantém uma parceria com a Editora Abril para participação em produtos do Guia Quatro Rodas. A Unidade já participou do Guia Brasil, apresentando, na época, a coleção Brasil Visto do Espaço, no Guia Praias, ilustrando as páginas com imagens do satélite Landsat de todo o litoral brasileiro, e na Coleção Grandes Roteiros, com imagens de relevo produzidas pelo radar SRTM.


José Roberto Miranda e Caco de Paula, da Editora Abril



Indiana University

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, em outubro, a visita do pesquisador Dengsheng Lu, da Indiana University. A Embrapa e a universidade americana possuem trabalhos em parceria, desenvolvidos no âmbito do memorando de cooperação estabelecido entre as duas instituições. Durante a estadia, o pesquisador ainda participou, juntamente com o pesquisador Mateus Batistella, da conferência dos pesquisadores do LBA em Brasília (DF) e de reuniões e trabalho de campo em Tomé-Açú (PA) e Belém (PA).



ADESG

Membros da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Representação de Campinas visitaram a Embrapa Monitoramento por Satélite, no dia 17 de outubro. Durante a visita, puderam conhecer melhor alguns trabalhos desenvolvidos pela Unidade, como o Sistema de Monitoramento de Fronteiras, Monitoramento Orbital das Queimadas no Brasil, Brasil em Relevo, Sistemas de Tratamento de Imagens de Satélite e Sistemas Orbitais de Alta Resolução  Espacial.



SPOT: mapeamento da vegetação

A revista internacional IEEE Transactions on Geoscience and Remote Sensing publicou, em julho, artigo com participação do Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélie, Evaristo de Miranda, sobre a metodologia de mapeamento de uso das terras e da vegetação com imagens de satélite de alta resolução temporal. O trabalho em destaque foi realizado por uma equipe de cientistas de todo o planeta, coordenada pelo Joint Research Center da Europa, com base nos dados do sensor Vegetation do satélite SPOT. A Embrapa Monitoramento por Satélite foi responsável pelo mapeamento da vegetação do Brasil e de outros países da América do Sul, e ainda contribuiu com a metodologia do mapeamento.



Gestão de Pessoas

A Embrapa Monitoramento por Satélite, através da responsável pela área de Gestão de Pessoas da Unidade, Márcia Helena Rocha, participou do Encontro de SRHs da Embrapa, realizado em Brasília, de 18 a 22 de setembro. O Encontro teve como finalidade promover a atualização das competências gerenciais das áreas de Gestão de Pessoas das Unidades da empresa. O evento contou com um curso sobre alinhamento do papel do RH com o negócio da Embrapa e ainda informações sobre o novo Plano de Carreiras, implantado em agosto deste ano.



Dedo de Prosa

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Roberto Miranda, foi o palestrante convidado do "Dedo de Prosa" do dia 27 de setembro, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, Campinas (SP). O "Dedo de Prosa" é um evento mensal destinado a alunos, educadores e comunidade para discussões sobre questões ambientais. O tema do dia 27 foi ecoturismo e a fragilidade dos sistemas insulares, com enfoque à região de Fernando de Noronha, onde a Embrapa Monitoramento por Satélite possui um histórico de trabalhos de pesquisa. Em junho deste ano, o pesquisador participou da produção do programa Globo Repórter, da Rede Globo, falando sobre as interações da fauna existente no arquipélago. O programa foi exibido em 11 de agosto. Segundo Márcia Toledo, responsável pela programação do evento na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, a participação do pesquisador José Roberto Miranda foi gratificante e enriquecedora. "Todos saíram satisfeitos e maravilhados com as belas imagens e as explicações do pesquisador".




Para mudar o futuro

A Embrapa Monitoramento por Satélite, com o trabalho de monitoramento orbital de queimadas, foi citada no livro "Para mudar o futuro - mudanças climáticas, políticas públicas e estratégias empresariais", de Jacques Marcovitch, lançado no final de agosto. O livro trata da evolução da questão ambiental, com ênfase nas mudanças climáticas e o Protocolo de Kyoto e seu impacto nas relações internacionais. No capítulo sobre os desafios da Amazônia Real, o autor faz menção ao monitoramento de queimadas, em especial à ocorrência em reservas indígenas e áreas federais de conservação.