VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 08, Outubro/Novembro 2006.


Bacia do Rio Jundiaí é tema de livro

A exuberância natural da Serra do Japi – trecho preservado da Mata Atlântica – bem como os aspectos histórico-culturais e geográficos que influenciaram a formação social de uma das regiões mais industrializadas do país estão retratados no livro Bacia do Rio Jundiaí, lançado no dia 8 de novembro. O livro é uma realização da Editora Komedi e 3S Projetos em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite e tem entre os autores o ecólogo e pesquisador da Embrapa José Roberto Miranda, ao lado de Flávio Gramolelli Júnior, Cláudio da Cunha e Edson Eiji Matsura.

Em edição de arte bilíngüe, a obra é um retrato da região da bacia, com imagens do meio ambiente e informações sobre a menor bacia do país, mas grande responsável pelo progresso local. A obra aborda os ciclos de ocupação pelos quais passou a região da bacia do Rio Jundiaí, bem como os caminhos percorridos por suas águas, a diversidade da fauna e flora local, o despovoamento dos índios e as transformações sofridas pelo meio ambiente com a chegada dos bandeirantes, a produção agrícola e a industrialização, até os recentes projetos de despoluição do rio e as discussões sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentável.

O pesquisador da Embrapa, José Roberto Miranda, explica que durante seu percurso de 123 km até a foz no Rio Tietê, na cidade de Salto, o Rio Jundiaí percorre uma grande transição ecológica, desde campos, cerrados até matas atlânticas de planalto. "Apesar da forte ocupação urbana, agrícola e industrial, ainda podemos encontrar uma riqueza natural surpreendente. Várias espécies de felinos e outros carnívoros ameaçados de extinção estão presentes, além de muitas outras espécies de mamíferos, aves, anfíbios e répteis. O número de invertebrados é fabuloso, principalmente de borboletas e besouros", destaca Miranda.

Serviço:

Editora Komedi - http://www.komedi.com.br

3S Projetos - http://www.3sprojetos.com.br


O pesquisador da Embrapa, José Roberto Miranda, foi um dos autores do livro
sobre a Bacia do Rio Jundiaí

Secretário de Meio Ambiente de Jundiaí, Francisco José Carbonari ,
e o pesquisador José Roberto Miranda