VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 08, Outubro/Novembro 2006.


Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu palestras e exposições sobre satélites e meio ambiente para estudantes da rede pública de Campinas

A tecnologia dos satélites e o meio ambiente foram os temas que os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite levaram a um público de mais de 450 pessoas, entre pais e estudantes do ensino fundamental da rede pública de Campinas, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Exposições e palestras aconteceram no dia 19 de outubro, nas dependências da Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, em Campinas, que esteve aberta também para os familiares dos alunos.

A iniciativa é uma parceria entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Escola, que uniu professores, estudantes, profissionais da área da geografia, zootecnia, biólogos e engenheiros agrônomos. Uma palestra sobre Animais Silvestres de Campinas marcou a programação, levando inclusive espécies conservadas de serpentes e o crânio de animais, como onça, bugio e anta. Em pequenos estandes, montados no pátio da Escola, os pesquisadores puderam falar diretamente com os estudantes sobre o problema das queimadas, que são monitoradas pela Embrapa via satélite, e sobre o Bioma Pantanal.

Também foram apresentados pelos pesquisadores o uso das imagens de satélite dentro da escola, com alguns resultados do projeto "Outros Olhares de Campinas", realizado dentro da parceria entre a Embrapa e a Escola. Iniciado em maio deste ano, o projeto pretende desenvolver um kit didático-pedagógico utilizando imagens de satélite de Campinas e para isso já vem introduzindo este tipo de informação através de atividades com alunos e professores. Em outros espaços, os próprios estudantes puderam expor trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como a oficina de Dobradura Animal e apresentações sobre a Pirâmide Alimentar, Horticultura e Ervas Medicinais em Garrafas Pet.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. É coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e cresce a cada ano. Em 2004, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades. Neste ano, o evento presta uma homenagem a Santos Dumont e ao centenário do vôo do 14-Bis no Rio de Janeiro.


Estudantes da rede pública de Campinas acompanham apresentação de pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite

Durante evento, estudantes viram de perto espécies de animais conservadas, como serpentes