VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 09, Dezembro 2006.


Reunião com governo e indústria do Maranhão discute a importância do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado

A importância do Zoneamento Ecológico-Econômico para o desenvolvimento sustentado do Maranhão foi o tema central da reunião organizada pelo Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Maranhão – SIFEMA, no dia 4 de dezembro. A Embrapa Monitoramento por Satélite participou do encontro junto com representantes do atual e do futuro governo do Maranhão e de grupos siderúrgicos do Estado.

O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, e o pesquisador Gustavo Souza Valladares apresentaram os trabalhos realizados pela Unidade nos últimos anos no contexto do ZEE do Maranhão (http://www.zee.ma.gov.br) e os dados preliminares do Mapeamento da Aptidão Agrícola das Terras do Estado, projeto financiado pelo SIFEMA. Uma reunião para a bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados, abordando os mesmos temas, deverá ser proposta pelo Deputado Federal pelo PSDB do Estado, Sebastião Madeira, para o ano que vem.

A reunião, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, em São Luís, contou com a presença do Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ronaldo Braga, do representante do governo que deve assumir em 2007, através de Júlio Noronha, de membros do SIFEMA, representando grupos como a Vale do Rio Doce, Gerdau e outras siderúrgicas, do Deputado Federal Sebastião Madeira, presidente do Instituto Teotônio Vilela, do ex-secretário do Estado do Maranhão Márcio Vaz, do presidente da Associação do Comercial do Maranhão, José de Ribamar Barbosa Belo, e de diretores do Banco do Amazonas, além de outras autoridades.


Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda
durante apresentação