VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 14, n. 09, Dezembro 2006.


Embrapa Monitoramento por Satélite e convidados debatem o futuro da agricultura brasileira

O economista Guilherme Leite da Silva Dias e o engenheiro agrônomo André Pessoa deram continuidade, em dezembro, ao ciclo de palestras promovido pela Embrapa Monitoramento por Satélite para discutir o futuro da agricultura brasileira. Ao mesmo tempo em que a Unidade se prepara para a revisão de seu Plano Diretor, em 2007, uma série de convidados vai se unir aos pesquisadores da Unidade nos próximos meses no exercício de discutir este tema.

Guilherme Leite da Silva Dias é Professor Titular pela Faculdade de Economia da USP e André Pessoa é professor de Agronegócios da Fundação Dom Cabral e fundador da Agroconsult. Para o Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, o entendimento da dinâmica atual e futura da agricultura brasileira será fundamental para o processo de revisão do PDU. As discussões vão contribuir ainda para a consolidação de um Núcleo de Inteligência Estratégica em Gestão Territorial que começa a ser estruturando na Embrapa Monitoramento por Satélite.

Ao debater e reunir informações sobre o futuro da agricultura brasileira e o papel da pesquisa agropecuária, a Embrapa Monitoramento por Satélite pretende consolidar sua experiência em diagnosticar e simular cenários sobre a dinâmica territorial da agricultura. O primeiro convidado a participar do ciclo de palestras, no dia 24 de novembro, foi o pesquisador Eliseu Roberto de Andrade Alves, um dos pioneiros da fundação da Embrapa. Para o ano que vem, integram a programação da Unidade nomes como, Antônio Salazar Pessoa Brandão, José Roberto Mendonça de Barros e José Garcia Gasques.


Economista Guilherme Dias, durante palestra na Embrapa Monitoramento por Satélite

Chefe Geral da Unidade, Evaristo de Miranda, e o palestrante convidado André Pessoa