VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 15, n. 01, Março 2007.


Embrapa Monitoramento por Satélite apresenta mapeamento da aptidão agrícola das terras do Estado do Maranhão

A Embrapa Monitoramento por Satélite apresentou os resultados finais do mapeamento da aptidão agrícola das terras do Estado do Maranhão em evento realizado em fevereiro, em São Luís, MA. O evento foi organizado pelo Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa (SIFEMA) e contou com a participação do Chefe Geral da Unidade, Evaristo de Miranda.

O mapeamento atende a uma demanda do grupo de empresas ligadas ao setor agroflorestal e agroindustrial do Maranhão, por meio do SIFEMA, e integra o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite para o Governo do Estado (www.zee.ma.gov.br).

O mapeamento da aptidão agrícola das terras para todo o Estado do Maranhão foi realizado na escala 1:250.000, com base em imagens RADAR, multiespectrais e outras geoinformações. Os mapas serão um importante instrumento de gestão territorial das atividades agrícolas pois vão definir a vocação agrícola, pastoril, florestal ou para a conservação ambiental das diversas regiões do Estado. O estudo utilizou 40 satélites e produziu 12 mil mapas de aptidão agrícola, além do trabalho de campo.