VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 15, n. 03, Julho/Agosto 2007.


Embrapa Monitoramento por Satélite no GEOBrasil Summit 2007


A Embrapa Monitoramento por Satélite marcou presença, em julho, do GEOBrasil Summit 2007 - Feira e Congressos Internacionais de Geotecnologias, um dos mais importantes eventos do setor da América Latina. O evento aconteceu em São Paulo, entre os dias 17 e 19 de julho. O Chefe-Geral da Unidade, Evaristo de Miranda, foi um dos convidados para apresentar uma palestra especial no dia 18. Ele falou sobre Aquecimento Global e a utilização de dados espaciais para proteção do meio ambiente. O americano Bill Shepherd, da GSDI (Global Spatial Data Infrastructure Association), também participou desta palestra especial. Já o pesquisador Mateus Batistella, que é também membro da Comissão Técnica do GEOBrasil, participou como moderador em duas mesas redondas do 8° Congresso e Feira de Geoinformação: "Imagem de satélite e fotos aéreas: limites, sobreposição e polêmica" e "Sensores Aerotransportados". Batistella participou também da reunião da diretoria da Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial (GITA-BR), da qual é vice-presidente. Entre as novidades para o próximo ano, foram anunciadas a possibilidade de submissão de trabalhos pela comunidade e a participação da GITA-BR na promoção de atividades educacionais.
Evaristo de Miranda, falou sobre a utilização
de dados espaciais para o meio ambiente
 


Unidade recebe a visita de representantes do BID

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 15 de junho, a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Durante a visita, a equipe do BID pôde conhecer melhor as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite e seu potencial para a realização de trabalhos relacionados à temática da agroenergia. Atualmente, o BID está financiando projetos privados, além daqueles da iniciativa pública, com planos de investir no campo da agroenergia. Para o Banco, a gestão territorial é encarada  como uma importante questão a ser estudada. A visita de César Wiliam, Francisco Basilio de Souza e Silvana Giocola, do BID, foi acompanhada também pelo pesquisador e Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente, Alfredo José Barreto Luiz, e pelo pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni.
Chefe Geral da Unidade, Evaristo de Miranda, e os representantes do BID



Técnicos da Defesa Civil participam de curso na Embrapa


Marcos Ninomiya, Analista da Embrapa, e técnicos da Defesa Civil
Foi encerrado, no dia 12 de julho,  o Curso "Construção de Sistemas de Informação em Ambiente Web Utilizando Árvore Hiperbólica", oferecido pela Embrapa Monitoramento por Satélite a técnicos do Departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, da Prefeitura Municipal de Campinas. O curso oferecido teve como objetivo mostrar aos técnicos o funcionamento e operação de sistemas de informação em ambiente web, visando a construção do website CODAR (Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos) da Defesa Civil de Campinas. O treinamento, coordenado pelo pesquisador Ivo Pierozzi Jr., procurou levar a dinâmica da Gestão do Conhecimento aos trabalhos realizados pela Defesa Civil através da organização da informação. O programa do treinamento incluiu desde noções básicas de HTML e CSS até instalação, configuração e gerenciamento do software Árvore Hiperbólica.


Índice de Sustentabilidade

O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, participou da II Reunião do Grupo de Trabalho Tripartite, ocorrida em maio sob organização do coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues. Miranda apresentou o projeto de Índice de Sustentabilidade que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Agricultura – MAPA/DEPROS, com a coordenação da Embrapa Monitoramento por Satélite. O grupo da FVG, coordenado pelo ex-ministro, deve contribuir para a proposta do projeto que engloba “Princípios de Sustentabilidade da Agricultura Brasileira”.


Pesquisador participa de eventos do LBA

Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Mateus Batistella coordenou, em Belém (PA), reuniões técnicas e dois eventos organizados pelo "Dimensões Físicas e Humanas do Uso e Cobertura das Terras na Amazônia", no âmbito do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia). Um seminário foi realizado nos dias 29 e 30 de maio, reunindo pesquisadores da Indiana University, Michigan State University, Embrapa, INPE, UFPA, UFPA, UNICAMP, UFMG, USP e MPEG. O seminário fez parte das atividades de síntese do Programa LBA e deu continuidade à reunião realizada em Manaus no ano passado, abordando aspectos de integração entre ciências sociais e ambientais na Amazônia. Os cientistas apresentaram e discutiram as versões preliminares de capítulos a serem reunidos em um livro coordenado por Mateus Batistella, Emilio Moran e Diógenes Alves. O objetivo é ter o livro pronto até a grande conferência científica do LBA, a ser realizada em julho de 2008, em Manaus. Ainda em junho, em Brasília, o pesquisador Mateus Batistella, que é presidente do Comitê Científico, participou da reunião do Conselho Diretor do LBA, ocorrida no Ministério da Ciência e Tecnologia. Batistella apresentou o plano científico conciso para a segunda fase do LBA, que foi avaliado pelo Conselho. Este plano deve nortear as atividades de pesquisa da próxima fase do LBA.


Bacia do Rio Jundiaí

A Bacia do Rio Jundiaí foi tema de uma série de palestra proferida em vários municípios paulistas, desde o mês de maio. O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Roberto Miranda, produziu em parceria com a 3S Projetos o livro "Bacia do Rio Jundiaí" e já apresentou os resultados para municípios como Várzea Paulista, Indaiatuba e Campo Limpo Paulista. As palestras procuram mostrar as características do rio Jundiaí, suas nascentes e um pouco da fauna e da flora. O livro foi produzido com incentivos da Lei Rouanet e teve como objetivo incentivar ações de preservação do rio, como o melhoramento das estações de tratamento de efluentes.
Pesquisador José Roberto Miranda, durante palestra em Várzea Paulista



Unidade participa do Dia da Infantaria

O Chefe-Adjunto da Área de Comunicação da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Roberto Miranda, representou a Unidade na cerimônia do “Dia da Infantaria”, evento realizado no 28º Batalhão de Infantaria Leve, em Campinas, no dia 24 de maio. Estiveram presentes o diretor de jornalismo da EPTV, Ciro Porto, e também autoridades militares, como o Coronel Edson Chiavegatto, Comandante do 28º BIL; o General de Brigada Francisco Modesto, comandante da 11ª Bda Inf L - Brigada de Infantaria Leve; o Tenente Coronel Frederico José Diniz, comandante do 13º R C Mec - Regimento de Cavalaria Mecanizado, entre outros.


Oficiais da 2ª Cia Com L visitam a Unidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 20 de junho, a visita de 18 oficiais da 2ª Cia Com L (2ª Companhia de Comunicações Leve), organização militar que faz parte da 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas (SP). O programa de visita procurou abranger algumas noções básicas sobre satélites de monitoramento e suas aplicações. A visita incluiu a apresentação da Unidade e de sua parceria com o Ministério do Exército, inclusive com a colaboração da Embrapa para a Missão no Haiti, apresentação do Sistema de Assentimento Prévio e Gestão de Crises, desenvolvido pela Embrapa para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e ainda apresentações sobre sistemas orbitais de alta resolução espacial. 


Chefe Adjunto de Comunicação, José Roberto Miranda, recebe os oficiais


Pesquisador Carlos Quartaroli durante apresentação de projetos da Embrapa

Campanha do Agasalho 2007

A Embrapa Monitoramento por Satélite encerrou, no final do mês de junho, sua campanha interna para doação de agasalhos. Ao todo, foram arrecadados 82 kilos de agasalhos, blusas, camisetas, calças, peças roupas infantis, cobertores e calçados. Como vem acontecendo todos os anos, as doações foram encaminhadas ao serviço de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas. A campanha teve grande adesão graças à mobilização de quase toda Unidade. Para promover a campanha, a Área de Comunicação e Negócios da Unidade enviou convites por e-mail e espalhou cartazes de incentivo visando estimular a solidariedade dos funcionários e estagiários.
Doações foram encaminhadas ao serviço de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas