VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 15, n. 05, Outubro 2007.


Palestras sobre o aquecimento global trazem estudantes à Embrapa

O ciclo de palestras sobre o aquecimento global, iniciado em agosto através da parceria entre o programa Embrapa & Escola e o projeto EPTV na Escola, continua trazendo alunos de Campinas e de outras cidades da região à Embrapa Monitoramento por Satélite. Cerca de 35 alunos da rede pública e privada têm desembarcado diariamente na Unidade, acompanhados de professores. As palestras diárias seguem até o dia 22 de outubro. O projeto teve como tema, neste ano, "Aquecimento Global: e eu com isso?". Até o final de setembro, a Embrapa recebeu estudantes de 28 cidades diferentes, totalizando mais de 800 estudantes.

Até o final de setembro, a Embrapa recebeu estudantes de 28 cidades diferentes, totalizando mais de 800 estudantes.


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Embrapa Monitoramento por Satélite já deu início às atividades programadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O "Aquecimento Global" será tema de palestras, dirigidas ao público interno da Unidade, e também para professores da rede pública de Campinas (SP). Também está programado o lançamento oficial de um website sobre o mesmo tema. A idéia do website tem o foco voltado para estudantes e professores e teve origem a partir da parceria estabelecida entre o programa Embrapa & Escola e o EPTV na Escola. Desde agosto, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebe todos os dias cerca de 35 alunos de diferentes municípios da região de Campinas, que assistem a palestras de pesquisadores da Unidade. Com o website, eles terão mais um canal de interação com a Embrapa.



Chefes de unidades discutem novo cenário da Transferência de Tecnologia na Embrapa

Todos os chefes de comunicação e negócios das unidades da Embrapa estiveram reunidos de 18 a 20 de setembro, em Brasília (DF) para discutir melhorias no processo de  a transferência de tecnologia da empresa. Entre as atividades realizadas durante o  encontro, O tema central do encontro foi o debate sobre a importância de estruturar associações consonantes entre a Pesquisa e a Transferência de Tecnologia e Negócios. Foram destacadas também as novas diretrizes do PDE 2008, que visa dar foco à questão de TT, Inovação e Negócios Tecnológicos. Também foram apresentadas iniciativas de sucesso em transferência de tecnologia e expostos os objetivos e missão da nova Assessoria de Inovação Tecnológica. A Embrapa Monitoramento por Satélite foi representada pelo Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios, José Roberto Miranda.


Evento debate o futuro do agronegócio

O pesquisador Ivo Pierozzi Jr., representou a Embrapa Monitoramento por Satélite no encontro que debateu os cenários futuros da pesquisa nacional para o agronegócio. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP). Durante o encontro foi realizada a Oficina em Construção de Cenários do Ambiente de Atuação das Instituições Públicas e Privadas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o Agronegócio no Horizonte 2023, realizada pela Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA). Cerca de 75 especialistas, entre pesquisadores da Embrapa e de outras instituições, órgãos de governo e representantes de empresas do setor privado, puderam conhecer os resultados dos cenários 2012, propostos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2002. O objetivo da oficina foi restabelecer o processo de planejamento de longo prazo para o agronegócio brasileiro, com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para o agronegócio.


Programa LBA aprova segunda etapa

Foi realizada no dia 13 de setembro, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a 4ª Reunião do Conselho Diretor do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), na qual foi aprovada a segunda etapa do Programa de Pesquisas sobre Interações Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA 2). O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, é o atual Presidente do Comitê Científico do LBA, projeto de pesquisa do MCT que tem uma das maiores experiências científicas do mundo na área ambiental. Entre os principais objetivos propostos para a segunda fase estão desenvolver pesquisas interdisciplinares para entender o funcionamento dos ecossistemas amazônicos, sua interação com o sistema climático e os impactos das mudanças do uso e cobertura de terra no clima regional e global. As atividades do LBA 2 deverão ser parte importante das novas redes brasileiras de pesquisa e monitoramento de mudanças climáticas e contribuirão para a formação de outras redes.